Colite Ulcerosa

O que é a Colite Ulcerosa?

A colite ulcerosa é uma doença inflamatória intestinal que causa inflamação e úlceras a no tubo digestivo. Esta doença afeta o revestimento interno do intestino grosso (cólon) e do reto.

A colite ulcerosa pode ser dolorosa e, por vezes, pode levar a complicações potencialmente fatais. Embora não tenha cura conhecida, o tratamento pode reduzir bastante os sinais e os sintomas da doença e até mesmo provocar uma remissão a longo prazo.

Quais são os sintomas da Colite Ulcerosa?

Os sintomas da colite ulcerosa podem variar, dependendo da gravidade da inflamação e onde esta ocorre. Os sinais e sintomas podem incluir:

• Diarreia com sangue ou pus

• Dor abdominal e cólicas

• Dor retal

• Sangramento retal, com presença de sangue nas fezes

• Urgência em defecar

• Incapacidade em defecar apesar da urgência

• Perda de peso

• Fadiga

• Febre

• Em crianças, distúrbios no crescimento

Quais são as causas da Colite Ulcerosa?

É desconhecida a causa exata da colite ulcerosa. No entanto, a dieta e o stress são os principais fatores que podem agravar os sintomas.

Uma das possíveis causas da colite ulcerosa é o mau funcionamento do sistema imunitário. Quando o sistema imunitário tenta combater um vírus ou uma bactéria invasora, uma resposta imune anormal faz com que o sistema imunitário atinja também as células do tubo digestivo.

A hereditariedade também desempenha um papel importante na colite ulcerosa, uma vez que esta condição é mais comum em pessoas que têm familiares com a doença. No entanto, a maioria das pessoas com colite ulcerosa não têm história familiar da doença.

Quais são os fatores de risco da Colite Ulcerosa?

A colite ulcerosa afeta igualmente  mulheres e homens. Os fatores de risco podem incluir:

• Idade - Geralmente, a colite ulcerosa aparece antes dos 30 anos de idade. No entanto pode ocorrer em qualquer idade e algumas pessoas podem não desenvolver a doença até os 60 anos de idade.

• Raça ou etnia - Existe um risco maior de desenvolver a doença se for caucasiano, no entanto a colite ulcerosa pode ocorrer em qualquer raça.

• História familiar - Se tiver um parente próximo com a doença tem um risco maior de desenvolver colite ulcerosa.

Quais as complicações associadas à Colite Ulcerosa?

As possíveis complicações da colite ulcerosa podem incluir:

• Hemorragia grave

• Cólon perfurado

• Desidratação grave

• Doença hepática (rara)

• Perda óssea (osteoporose)

• Inflamação da pele, articulações e olhos

• Um risco aumentado de cancro colorretal

• Megacólon tóxico

• Risco aumentado de coágulos sanguíneos nas veias e artérias

Qual é o tratamento para a Colite Ulcerosa?

Embora a colite ulcerosa não seja fatal, é uma doença grave que, em alguns casos, pode causar complicações potencialmente fatais. Consulte um médico gastroenterologista se sentir sintomas sugestivos de colite ulcerosa.

O tratamento da colite ulcerosa envolve terapia medicamentosa e em alguns casos cirurgia. Existem várias categorias de medicamentos que podem ser eficazes no tratamento da colite ulcerativa, dependendo da gravidade da condição.