Doença de Crohn
O que é a Doença de Crohn?
A Doença de Crohn é uma doença inflamatória intestinal, que pode originar dor abdominal, diarreia grave, fadiga, perda de peso e desnutrição. Esta inflamação pode envolver diversos segmentos do trato digestivo.
Embora não exista uma cura conhecida, com tratamento médico e uma dieta adequada pode-se reduzir os sintomas da Doença de Crohn e até provocar uma remissão a longo prazo.
Quais são os sintomas da Doença de Crohn?
Em alguns casos, a Doença de Crohn afeta apenas o último segmento do intestino delgado (íleo), e, em outros casos, a doença pode estar confinada até ao cólon (parte do intestino grosso), sendo estas as áreas mais frequentemente afetadas.
Os sinais e sintomas da Doença de Crohn podem variar de leve a grave e, geralmente, desenvolvem-se de forma gradual. No entanto, podem também surgir de repente ou apresentar períodos com ausência de sinais ou sintomas (remissão).
Quando a doença está ativa, os sinais e sintomas podem incluir:
-
Diarreia
-
Febre
-
Fadiga
-
Dor abdominal e cólicas
-
Presença de sangue nas fezes
-
Aftas
-
Redução do apetite e perda de peso
-
Dor ou drenagem próximo ou ao redor do ânus (fístula anal)
Em casos muito severos, os sinais e sintomas podem também incluir:
-
Inflamação da pele, dos olhos e das articulações
-
Inflamação do fígado ou das vias biliares
-
Distúrbios no crescimento em crianças
Quais são as causas da Doença de Crohn?
Desconhece-se a causa exata da Doença de Crohn. No entanto, existe uma associação da doença à alimentação e ao stress e a outros fatores, tais como:
-
Hereditariedade - A Doença de Crohn é mais comum em pessoas que têm histórico familiar, sendo que os genes determinam que estas pessoas estão mais suscetíveis a ter a doença.
-
Sistema imunitário - É possível que um vírus ou bactéria possa desencadear a Doença de Crohn. Quando o sistema imunitário tenta combater um microrganismo invasor, uma resposta imune anormal faz com que o sistema imunitário atinja também as células do trato digestivo.
Quais são os fatores de risco da Doença de Crohn?
Os fatores de risco para a doença de Crohn podem incluir:
-
Idade - A Doença de Crohn pode ocorrer em qualquer idade, porém esta condição afeta mais os jovens. A maioria das pessoas que desenvolvem a doença é diagnosticada antes dos 30 anos.
-
Etnia - Embora a Doença de Crohn possa afetar qualquer grupo étnico, caucasianos e pessoas de ascendência judaica do leste europeu apresentam maior risco. No entanto, a incidência desta doença tem aumentado nas pessoas de raça negra.
-
Histórico familiar - O risco é mais elevado em pessoas com história familiar da doença.
-
Fumar - O tabagismo é um dos maiores fatores de risco para a Doença de Crohn. Fumar pode também aumentar a severidade dos sintomas e levar a um risco maior de cirurgia.
-
Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides - Embora estes não causem a Doença de Crohn, a toma frequente pode causar um aumento da inflamação do intestino.
Quais as complicações associadas à Doença de Crohn?
A Doença de Crohn pode levar a uma ou mais das seguintes complicações:
-
Obstrução intestinal - Nestes casos, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica para remover a área afetada do intestino.
-
Úlceras - A inflamação crónica pode levar a feridas (úlceras) em qualquer parte do trato digestivo.
-
Fístulas - Por vezes, as úlceras podem se estender pela parede intestinal, criando uma fístula (conexão anormal entre diferentes partes do corpo). As fístulas podem se desenvolver entre o intestino e a pele ou entre o intestino e outro órgão. As fístulas próximas ou ao redor da região anal (perianal) são as mais comuns. Em alguns casos, uma fístula pode infetar e formar um abscesso, podendo ser fatal se não for tratada.
-
Fissura anal - Trata-se de um pequeno rasgo no tecido que reveste o ânus ou na pele ao redor do ânus, onde as infeções podem ocorrer.
-
Desnutrição - A diarreia pode dificultar a absorção dos nutrientes no intestino. Também é comum o desenvolvimento de anemia devido à baixa quantidade de ferro ou de vitamina B12 causada pela doença.
-
Cancro colorretal - Ter Doença de Crohn, que afeta o cólon, aumenta o risco de cancro colorretal.
-
Outros problemas de saúde - A Doença de Crohn pode causar problemas em outras partes do corpo. Entre os possíveis problemas estão anemia, distúrbios da pele, osteoporose, artrite e doença da vesícula biliar ou do fígado.
-
Riscos de medicação - Certos medicamentos para a Doença de Crohn, que atuam bloqueando as funções do sistema imunitário, estão associados a um pequeno risco de desenvolver cancros, como linfoma e cancro da pele. Estes também aumentam o risco de infeção. Os corticosteroides podem estar associados ao risco de osteoporose, fraturas ósseas, catarata, glaucoma, diabetes, hipertensão arterial, entre outros. Consulte um médico gastroenterologista para determinar os riscos e benefícios da medicação.
Qual é o tratamento para a Doença de Crohn?
Não existe cura para a Doença de Crohn, contudo o tratamento pode ajudar a reduzir ou controlar os sintomas da doença.
Os principais tratamentos para a Doença de Crohn são:
-
Dieta anti-inflamatória
-
Medicação para reduzir a inflamação no aparelho digestivo
-
Medicação para parar a inflamação que volta, através de comprimidos ou injeções
-
Cirurgia para remover uma pequena parte do sistema digestivo
Se apresenta algum dos sintomas da Doença de Crohn, consulte uma equipa de profissionais de saúde, que incluam um médico gastroenterologista e uma nutricionista.