Exame Enteroscopia por Cápsula

O procedimento é simples e indolor: o paciente engole uma cápsula com cerca de 2,5 cm , dentro da qual existe uma câmara capaz tirar várias fotos por segundo.

As imagens são transmitidas para um dispositivo portátil que o paciente irá transportar à cintura.

O exame tem duração aproximada de 8 horas, possibilitando o registo de cerca de 60 mil fotos. Durante esse tempo, o paciente pode realizar naturalmente suas atividades diárias, enquanto a cápsula percorre todo o intestino delgado, fazendo o mesmo trajeto que segue a comida.

Depois de oito horas o paciente regressa à Gastroclinic para a análise das imagens armazenadas no dispositivo móvel. A cápsula é eliminada naturalmente pelo organismo.

Por meio de um software específico, as informações armazenadas são transformadas em um filme de aproximadamente uma hora, a partir do qual o médico da Gastroclinic pode avaliar qualquer lesão do intestino delgado, possibilitando um diagnóstico preciso.

A cápsula é eficaz em até 80% dos diagnósticos contra apenas 35% de eficácia dos outros exames.

O exame está indicado em casos de hemorragia intestinal cujas causas não foram diagnosticadas por endoscopia e colonoscopia; para investigação da doença de Crohn (inflamação do intestino delgado); doença celíaca (alergia ao glúten) e nos casos de suspeita de tumores.

A contraindicação é a suspeita de obstrução intestinal, o que impossibilitaria a eliminação da cápsula.