Fibroscan - Exame de rastreio do grau de fibrose e esteatose (gordura) no fígado

O que é o Fibroscan?

O Fibroscan é um exame não invasivo e indolor, que serve para avaliar o grau de fibrose e quantificação de gordura (esteatose) no fígado. Este exame permite substituir em alguns casos a biópsia hepática.

O exame consiste na aplicação de uma sonda (parecida às utilizadas em ecografias) sobre a região do fígado e mede a velocidade de ondas elásticas, permitindo concluir o grau de dureza e, consequentemente, de fibrose (tecido semelhante a cicatriz) no fígado.

Ao mesmo tempo que mede a fibrose hepática, é medido também o parâmetro controlado de atenuação (CAP), que permite a avaliação da esteatose (gordura) no fígado.

Em que casos é aconselhado realizar o exame Fibroscan?

• Doentes com mais de 50 anos, diabetes tipo 2 e/ou síndrome metabólica, para a deteção de doença hepática avançada (recomendação atual das Associações Europeias para os Estudos do Fígado (EASL), para os Estudos da Diabetes (EASD) e para o Estudo da Obesidade (EASO);

• Estratificação de doença hepática vírica (hepatites B e C), esteato-hepatite não alcoólica (EHNA) e colangite biliar primária;

• Diagnóstico de algumas doenças vasculares do fígado (doença vascular porto-sinusoidal);

• Estratificação não invasiva de doentes com doença hepática crónica avançada compensada;

• Rastreio populacional de doença hepática com fibrose.

Existem vantagens no diagnóstico de fibrose e esteatose (gordura) no fígado?

Sim. O diagnóstico precoce de doença hepática permite esclarecer de forma adequada a etiologia da mesma (história clínica adequada, estudo analítico dirigido), tratá-la de forma correta e evitar, assim, a progressão para cirrose e suas complicações (desenvolvimento de ascite – líquido intra-abdominal, encefalopatia hepática – confusão, hemorragia digestiva alta hipertensiva – por exemplo por sangramento de varizes esofágicas, entre outras).

Quanto tempo terei de aguardar entre a realização do exame e o resultado?

O resultado é imediato. Após terminar o exame, o relatório será realizado de imediato permitindo, desta forma, ter o resultado validado e disponível para consulta.

No relatório do exame irão constar os valores do CAP e da elastografia (grau extrapolado de fibrose), assim como uma interpretação dos mesmos valores, realizada à luz da informação clínica e objetivo do exame.