Método BARS

Método BARS

Tratamento de Revisão de Bypass Gástrico por Endoscopia

O bypass gástrico, também conhecido por bypass em Y de Roux,  é um tipo de cirurgia bariátrica. Contudo o reganho de peso a partir do 2.º ano de cirurgia está descrito em cerca de 15-20% dos pacientes. Entre as causas mais frequentes de reganho de peso estão a não aderência à mudança de hábitos alimentares e a dilatação da anastomose gastro-jejunal, ou seja, da ligação entre a bolsa gástrica e o intestino. 

 

O sintoma mais frequente é um aumento de apetite e capacidade de ingerir maiores quantidades de alimentos associados ao reganho de peso. Nestes casos indicamos a realização de uma endoscopia digestiva para avaliar o diâmetro da anastomose gastro-jejunal. Considera-se que a anastomose está dilatada quando esta tem um diâmetro >15mm.

 

A revisão da dilatação da anastomose por endoscopia através do método BARS (Bariatric Anastomosis Revision System) consiste na combinação de terapêuticas endoscópicas (sistemas de sutura endoscópica/árgon plasma) que contribuem, em 1 a 3 sessões, para reduzir o diâmetro da anastomose em 30 a 50%.

 

Por outro lado, o método BARS tem a vantagem de ser menos invasivo, sendo realizado em regime de ambulatório e com uma recuperação mais rápida e com baixo risco de complicações. Após a revisão endoscópica pelo método BARS os pacientes perderam em média 50% do peso reganho e 10% do seu peso corporal total (em conjunto com um programa de reeducação alimentar).

Para avaliar a possível realização do método BARS é necessária uma consulta de avaliação e uma endoscopia digestiva para avaliar qual o tipo de técnica endoscópica mais adequada ao seu caso.

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Cinzento G + Ícone
  • Cinza ícone do YouTube