10 Razões para uma boa noite de sono

Atualizado: 20 de Fev de 2019


Uma boa noite de sono é incrivelmente importante para a sua saúde. Na verdade, é tão importante quanto comer saudável ou exercitar-se. No entanto, hoje em dia, as pessoas dormem menos do que dormiam no passado e a qualidade do sono diminuiu também.


Aqui estão 10 razões pelas quais é importante dormir bem:


1. A privação do sono pode fazê-lo engordar A falta do sono está fortemente ligado ao aumento de peso. As pessoas que dormem pouco tendem a pesar significativamente mais do que as que dormem mais. Na verdade, a curta duração do sono é um dos maiores fatores de risco para a obesidade. Um estudo extensivo de revisão revelou que crianças e adultos que dormem pouco estão 89% e 55% mais propensos a serem obesos, respetivamente. Acredita-se que o efeito do sono sobre o aumento de peso esteja associado a vários fatores, tais como as alterações hormonais e a motivação para o exercício. Se está a tentar perder peso, melhorar a qualidade do sono é absolutamente crucial.


2. As pessoas que dormem mais tendem a ingerir menos calorias Estudos revelam que os indivíduos privados do sono têm mais apetite e tendem a ingerir mais calorias. A privação do sono interrompe as flutuações diárias das hormonas do apetite e acredita-se que cause baixa regulação no apetite. Isto incluí níveis mais altos de grelina, a hormona que estimula o apetite, e reduz os níveis de leptina, a hormona que suprime o apetite.


3. Dormir bem pode melhorar a concentração e a produtividade O sono é importante em vários aspetos da função cerebral, incluindo a cognição, a concentração, a produtividade e o desempenho. Tudo isto é negativamente afetado pela privação do sono. Um estudo sobre médicos providenciou um exemplo prático, em que médicos com um horário a trabalhar mais do que 24 horas cometeram 36% mais erros médicos graves do que médicos com um horário que permitisse mais horas de sono. Outro estudo revelou que a privação do sono pode impactar negativamente em alguns aspectos da função cerebral de forma semelhante ao da intoxicação alcoólica. Por outro lado, dormir bem melhora as capacidades de resolução de problemas e o desempenho da memória de crianças e adultos.


4. Dormir bem pode aumentar o desempenho físico Um estudo feito a jogadores de basquetebol demonstra que mais horas de sono aumentam significativamente a velocidade, a precisão, os tempos de reação e o bem estar mental. Menos horas de sono está também associado a baixo rendimento físico e a limitação motora em mulheres mais velhas. Um estudo realizado a mais de 2 800 mulheres revelou que o andar mais lento, a menor força de preensão e a maior dificuldade em realizar atividades independentes  estava associado a sono precário.