13 dicas para não engordar durante as festas

Atualizado: 20 de Fev de 2019


Aproxima-se uma época marcada por festas, emoção, algum stress e muitos assados no forno: o Natal e o Ano Novo, época em que a maioria das pessoas tende a aumentar o peso. De facto, entre novembro e janeiro, estima-se que há um aumento em média 1 quilo, peso que algumas pessoas acabam por nunca o perder.


Para evitar que isto aconteça, siga estas dicas:


1. Faça atividades físicas com amigos e familiares

Esta época do ano é muito propícia a atividades sedentárias. O sedentarismo pode contribuir para o aumento de peso, especialmente quando a descontração dessas atividades é acompanhada pela ingestão excessiva de alimentos.

Dica: combine ir ver as luzes de natal em família e aproveite para caminhar ou um passeio pela praia com os seus amigos.


2. Petisque com moderação

Durante esta temporada, lanches pouco saudáveis como biscoitos e outras guloseimas tendem a estar mais disponíveis. Quando as guloseimas são de fácil acesso, é mais provável que ocorram lanches desnecessários.

Dica: sempre que for lanchar pense se está realmente com fome ou gula. No entanto, se estiver mesmo com fome e precisar de um lanche, opte por frutas, frutos secos ou tostas de arroz.


3. Tenha em atenção às porções

Quando chega o Natal pode ser fácil exagerar no tamanho das porções. Quando come para além do recomendado tende a ganhar peso mais facilmente.

Dica: tente preencher metade do prato com legumes ou salada e seja moderado no momento de se servir com os hidratos de carbono ( batata, arroz e massas).