5 Mitos sobre o Balão Intragástrico

Atualizado: Fev 1

Desde a sua aprovação pelo FDA, o balão intragástrico tem aumentado acentuadamente a sua popularidade e procura como uma opção de tratamento não cirúrgica para a perda de peso em pessoas com um IMC (Índice de Massa Corporal) a partir de 27. Mesmo existindo muita informação disponível sobre este procedimento, continua a haver muita informação errada e mitos sobre o balão intragástrico entre a população geral e profissionais de saúde.



Confira alguns dos mitos mais comuns sobre o balão intragástrico.


A colocação do balão intragástrico é um procedimento demorado


A colocação do balão intragástrico é um processo rápido e simples. O procedimento é realizado sob anestesia e demora entre 15-20 minutos com um tempo médio de recobro de 2h. Após o período de recobro terá alta e poderá regressar a casa para repousar.


O corpo pode rejeitar o balão intragástrico


Não é possível o corpo rejeitar o balão, contudo pode haver alguma intolerância nos primeiros dias que faz parte do processo normal de adaptação. O processo de adaptação ao balão demora em média 2-6 dias após a colocação. Em situações de muita intolerância, que são raras, pode-se diminuir um pouco o volume balão caso este seja o Balão Intragástrico Ajustável.


Recupera-se o peso perdido após a extração do balão intragástrico


Este é sem dúvida o maior mito sobre o balão intragástrico. Como em todos os tratamentos de obesidade, este requer uma reeducação alimentar que deve ser realizada de forma contínua durante o tratamento. Visto que o balão intragástrico não é um procedimento permanente, é essencial um acompanhamento médico e nutricional atento para que os pacientes adquiram o conhecimento necessário para sustentar a perda de peso a longo prazo.

Se o paciente voltar a engordar após a extração do balão intragástrico significa que este não teve o devido acompanhamento nutricional ou que não manteve os hábitos alimentares saudáveis adquiridos durante o tratamento. O paciente é responsável pela manutenção do peso perdido através das suas escolhas diárias, como tal não se pode responsabilizar o método que o auxiliou na perda de peso. Na Gastroclinic realizamos sempre uma consulta de acompanhamento após a extração do balão para verificar como é que o paciente se está a adaptar sem o balão.


O procedimento impede o regresso à atividade diária normal


Uma das maiores vantagens do balão intragástrico é o facto dos pacientes poderem regressar rapidamente à sua vida normal. Os pacientes devem repousar durante 2-3 dias após a colocação do balão e assim que se sentirem aptos podem retomar às suas atividades físicas normais.


Não se deve recorrer a tratamentos de obesidade se o IMC não o qualificar para a cirurgia


O balão intragástrico é uma excelente opção para os pacientes que estão abaixo do critério de realização da cirurgia bariátrica e que procuram uma solução mais precoce e menos invasiva.

Quanto mais tempo esperar para lidar com o excesso de peso, mais esse peso irá afetar a sua saúde. A obesidade e o excesso de peso podem causar problemas gerais de saúde, mas também estão ligados a várias comorbidades como a hipertensão, a diabetes tipo 2, apneia de sono e o risco aumentado de cancro.

Tratamentos que conjuguem o balão intragástrico com o acompanhamento médico e nutricional contínuo são os mais indicados para quem procura perder peso sem cirurgia ou numa fase mais precoce.


#gastroclinic #balaointragastrico #balaoajustavel #obesidade #perderpeso #saude #bemestar #estilodevida

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Cinzento G + Ícone
  • Cinza ícone do YouTube