5 Regras para uma boa saúde

Atualizado: 18 de Abr de 2019


Por vezes, seguir um estilo de vida saudável parece ser complicado. No entanto, para ter uma boa saúde, perder peso e sentir-se melhor todos os dias, tudo o que precisa de fazer é seguir estas 5 regras.


Evitar as substâncias tóxicas para o corpo

Muitas das substâncias que as pessoas introduzem no corpo são tóxicas, tais como tabaco, álcool e drogas abusivas, que são altamente viciantes e prejudiciais para a saúde.

Os alimentos processados e embalados com alto teor de gorduras saturas também são tóxicos para o corpo.

Quando se trata de ingredientes específicos, os açúcares adicionados, como sacarose e xarope de milho rico em frutose, estão entre os piores e causam estragos no metabolismo quando consumidos em excesso.

Se quer ter uma boa saúde, tente reduzir e eliminar o consumo destas substâncias tóxicas da sua rotina diária.


Exercitar os músculos

Exercitar os músculos é extremamente importante para ter uma ótima saúde. A atividade física não melhora apenas a aparência física, como também ajuda a melhorar o funcionamento do corpo, do cérebro e das hormonas.

Fazer treinos de musculação diminui o açúcar no sangue e os níveis de insulina, melhora o colesterol, reduz os triglicerídeos, aumenta os níveis de testosterona e hormonas de crescimento e melhora o bem estar.

Para além disso, o exercício pode ajudar a reduzir a depressão e o risco de várias doenças crónicas, como obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardíacas, doença de Alzheimer, entre muitas outras. O exercício pode também ajudá-lo a perder gordura, especialmente se for aliado uma dieta saudável.


Dormir bem

O sono é muito importante para a saúde no geral e vários estudos demonstram que a privação de sono está correlacionada com muitas doenças, incluindo a obesidade e as doenças cardíacas.

Se tem dificuldades em dormir, faça algumas alterações na sua rotina que o ajudem a melhorar o sono, tais como:

  • Não beber café ao final do dia

  • Criar uma rotina de sono

  • Eliminar fontes de luz do quarto

  • Diminuir as luzes da casa algumas horas antes de dormir

  • Consultar um médico, pois pode-se tratar de um distúrbio do sono, como apneia do sono


Evitar o stress

Um estilo de vida saudável envolve uma dieta saudável, um sono de qualidade e a prática de exercício físico regular. No entanto, o estado de espírito também é muito importante.

Excesso de stress pode aumentar os níveis de cortisol e prejudicar o metabolismo. Pode também aumentar os desejos por alimentos menos saudáveis, levando a um aumento da gordura visceral e do risco de várias doenças.

Para reduzir o stress tente fazer exercício e caminhadas ou pratique técnicas de respiração profunda e meditação.


Nutrir o corpo com alimentos reais

A forma mais simples e eficaz de fazer uma dieta saudável é concentrar-se em consumir alimentos reais.

Preferir alimentos integrais e não processados, como frutas, vegetais, sementes e cereais integrais, é muito importante para a saúde.

Se estiver com excesso de peso, obeso ou apresentar sinais de problemas metabólicos, como diabetes ou síndrome metabólica, o corte nas principais fontes de hidratos de carbono pode levar a melhorias drásticas.



#gastroclinic #diamundialdasaude #maissaude #nutricao #bemestar #perderpeso #gastroenterologia

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Cinzento G + Ícone
  • Cinza ícone do YouTube