6 mudanças no estilo de vida para controlar a diabetes

Atualizado: 20 de fev. de 2019

A diabetes é uma doença crónica que pode originar severas complicações e aumentar o risco de mortalidade. Um controlo eficaz da glicemia através das alterações no estilo de vida podem prevenir a progressão das complicações associadas à diabetes.

Conheça as mudanças no estilo de vida que irão ajudá-lo a controlar a diabetes:

Alimentação saudável

Quando se tem diabetes é essencial ter uma alimentação saudável pois tudo o que ingere afeta os níveis de açúcar no sangue. Concentre-se em comer alimentos de baixo índice glicémico.

Opte por fazer uma alimentação variada e rica em legumes, frutas e grãos integrais como a quinoa, aveia e arroz integral. Limite todo tipo de alimentos processados que são ricos em açúcares adicionados, pois quando estes são ingeridos causam um pico de açúcar no sangue.

Praticar exercício regularmente

Se não faz exercício, é hora de começar! Não é necessário frequentar o ginásio se não gosta, para começar a ser mais ativo basta fazer uma caminhada ou alguns exercícios em casa.

O ideal seriam 30 minutos de atividade física 3-4 vezes por semana que o façam suar e que aumentem a sua frequência cardíaca.

Um estilo de vida ativo ajuda a controlar a diabetes, diminuindo os níveis de açúcar no sangue e a medicação necessária. Ser mais ativo fisicamente também diminui a probabilidade de ter doenças cardíacas. Além disso, pode ajudá-lo a perder peso e a aliviar o stress.

Acompanhamento médico

Deve ir ao médico pelo menos duas vezes por ano. Tenha sempre atenção aos valores do colesterol, pressão arterial e glicemia, pois se estes valores forem elevados podem causar problemas de saúde graves, como doenças cardíacas.

Faça um exame oftalmológico completo todos os anos e visite um médico para avaliar problemas como úlceras nos pés e danos nos nervos.

Controlar o stress

O stress aumenta a produção de cortisol que por sua vez antagoniza as ações da insulina podendo dificultar ainda mais a regulação da glicemia quando se tem diabetes.

Encontre formas de aliviar o stress, como através da prática da respiração profunda, meditação, yoga ou algo que o ajude a relaxar.

Parar de fumar

A diabetes aumenta a probabilidade de ter problemas de saúde como doenças cardíacas, doenças oculares, acidentes vasculares cerebrais, doenças renais, doenças nos vasos sanguíneos, danos nos nervos e problemas nos pés.

Se fuma, está mais propenso a ter alguns destes problemas de saúde. Converse com um médico sobre de que forma pode parar de fumar.

Reduzir o consumo de álcool

Pessoas com diabetes devem evitar beber bebidas alcoólicas pois estas interferem nos níveis de açúcar no sangue, sendo mais difícil controlar a glicemia.

Se toma insulina ou medicação para a diabetes nunca deve beber álcool com o estômago vazio pois corre o risco de ficar em hipoglicemia.

Se optar por beber álcool verifique a glicemia antes de beber, não exagere na quantidade e coma ao mesmo tempo.