Balão Intragástrico Ingerível

Atualizado: Jul 25

O Balão Intragástrico ingerível é um dispositivo médico de silicone, que se diferencia dos restantes por ser ingerível e por não necessitar da realização de uma endoscopia prévia.

O balão intragástrico ingerível é ingerido pelo paciente vazio e posteriormente preenchido com solução salina, sem a realização de uma anestesia. Para a certificação da posição gástrica é realizado um Raio-x. Após 4 meses (16 semanas), o balão é expulso através das fezes.


Este balão é apresentado como um tipo de balão revolucionário, no entanto pode ter algumas desvantagens e até riscos.


A ausência de uma endoscopia prévia à sua ingestão pode representar algum risco, visto que existe uma grande prevalência de doenças no trato gastrointestinal superior em pacientes com obesidade.

A endoscopia tem como objectivo verificar se está tudo bem com o estômago e podem existir algumas condições que contra-indiquem a colocação de um balão intragástrico, que só poderão ser verificadas através da endoscopia.

A implantação do balão intragástrico por endoscopia é a forma mais segura e confortável para o paciente, uma vez que é efetuada numa sala de exames endoscópicos e sob anestesia realizada por um médico anestesista.


Desta forma o paciente não sente a introdução do balão intragástrico e o médico gastroenterologista pode observar o estômago antes da colocação e assegurar-se que o balão foi corretamente posicionado e insuflado.


Por outro lado, o Balão Ingerível tem uma durabilidade de apenas 4 meses em comparação com os 6 ou 12 meses dos balões implantados por endoscopia. Para perder peso é muito importante mudar hábitos alimentares e para isso ocorrer é necessário tempo. Quanto mais curta for a duração do tratamento, maior é a probabilidade de não atingir os seus objetivos de perda de peso ou de mais tarde recuperar o peso perdido.


Por fim, este tipo de balão tem sido promovido por clínicas de estética, por médicos não especialistas em Gastroenterologia e Tratamentos Endoscópicos de Obesidade. Este tipo de dispositivos têm riscos e devem ser utilizados apenas por médicos especialistas em Gastroenterologia com ampla experiência em Tratamentos Endoscópicos de Obesidade.



#gastroclinic #obesidade #tratamentosdeobesidade #balaogastrico #balaoajustavel #excessodepeso #saude #bemestar #estilodevida #alimentacaosaudavel #nutricao

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Cinzento G + Ícone
  • Cinza ícone do YouTube