Benefícios da Alimentação Saudável

Uma alimentação saudável deve incluir uma grande variedade de frutas e legumes, grãos integrais, gorduras insaturadas e proteínas magras. Estes alimentos fornecem-lhe os nutrientes essenciais para fortalecer o sistema imunitário e prevenir algumas doenças, como alguns tipos de cancro. Comer de forma saudável também significa evitar alimentos com elevada adição de sal e açúcar.


Confira os principais benefícios de uma dieta saudável na saúde.


Perda de peso

Fazer uma dieta saudável que inclua frutas e legumes, grãos integrais e uma quantidade moderada de gorduras insaturadas, carne, peixe, ovos pode ajudar a manter um peso constante. Aliada à prática de exercício, uma dieta saudável nas quantidades certas também pode ajudar a perder peso, diminuir os níveis de colesterol , pressão sanguínea, e o risco de diabetes tipo 2 e de alguns tipos de cancro.


Reduz o risco de cancro

Uma alimentação desequilibrada pode levar à obesidade e ao estado de inflamação crónica, que pode aumentar o risco de desenvolver cancro. Ter um bom estado nutricional reduz esse risco.

Num estudo realizado em 2014, constatou-se que uma dieta rica em frutas reduz o risco de cancro no trato gastrointestinal superior. Também se constatou que uma dieta rica em vegetais, frutas e fibras reduz o risco de cancro colorretal e que uma dieta rica em fibras reduz o risco de cancro no fígado.


Ajuda a controlar os diabetes

Manter um peso saudável e fazer uma dieta equilibrada pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Uma dieta saudável pode ajudar uma pessoa com diabetes a:

  • Perder peso, se necessário

  • Controlar os níveis de glicose no sangue

  • Manter a pressão arterial e o colesterol dentro dos limites

  • Prevenir ou reverter as complicações da diabetes

É essencial que os indivíduos com diabetes limitem a ingestão de alimentos com adição de açúcar e com elevado teor de hidratos de carbono de carbono simples.