Como controlar a compulsão alimentar


A compulsão alimentar é caracterizada por episódios de ingestão excessiva de comida, mesmo na ausência de fome. Esta condição pode prejudicar a saúde e causar problemas a níveis emocionais e psicológicos provenientes do sentimento de culpa e vergonha.


Confira as dicas que vão ajudá-lo a controlar a compulsão alimentar.


Pare com as dietas milagrosas

As dietas para perder de peso de forma rápida ou extremamente restritivas são prejudiciais para a sua saúde e podem desencadear episódios de compulsão alimentar.

Em vez de seguir dietas que se concentram em cortar grupos alimentares ou reduzir significativamente a ingestão calórica como forma de perder peso rapidamente, concentre-se em fazer alterações saudáveis na dieta.

Com tantas dietas da moda, o ideal é consultar uma nutricionista para que tenha um plano alimentar recomendado para as suas necessidades e objetivos sem colocar a sua saúde em causa.


Evite saltar refeições

Definir e manter uma rotina no horário das refeições é uma das maneiras mais eficazes de controlar a compulsão alimentar.

Saltar refeições pode contribuir para o aumento dos desejos alimentares e o risco de comer excessivamente para compensar.

Adquirir uma rotina alimentar, em termos de porções e horários, ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e da grelina, a hormona da fome, evitando que tenha episódios de compulsão alimentar.


Pratique mindfulness

Mindfulness é uma prática mental que ensina a perceber os pensamentos, as emoções e as necessidades do corpo. Esta técnica permite evitar excessos, ajudando-o a aprender a reconhecer quando est