top of page

Como fortalecer o sistema imunitário

Atualizado: 27 de jul. de 2020

O sistema imunitário tem a função de proteger o nosso organismo de doenças e potenciais corpos estranhos prejudiciais. Quando este funciona adequadamente, identifica uma variedade de ameaças ao organismo que incluem vírus, bactérias e parasitas, que as distingue dos tecidos saudáveis do próprio corpo. Em geral, o sistema imunitário faz um trabalho notável na defesa de microorganismos prejudiciais, no entanto às vezes falha e ficamos doentes.

A ideia de podermos aumentar a imunidade através de algo parece atraente mas a realidade é que este sistema para funcionar adequadamente depende de vários fatores e requer equilíbrio e harmonia. A melhor forma de fortalecer o nosso sistema imunitário naturalmente é através da adoção de um estilo de vida saudável que forneça ao corpo todas as condições para que este funcione adequadamente.


Mantenha os níveis de stress controlados

Estudos demonstram que o estado constante de stress pode enfraquecer o sistema imunitário. Quando sentir que está sob stress tente assim que possível realizar algo que o faça aliviar esse stress, como respirações profundas, meditação, exercício físico ou simplesmente algo que o relaxe e dê prazer.


Alimente-se com qualidade

É através de uma alimentação rica em vitaminas, minerais e antioxidantes que estamos a fornecer ao nosso corpo os nutrientes que ele necessita para funcionar corretamente e auxiliar o nosso sistema imunitário na defesa. Estes nutrientes protegem contra os radicais livres e moléculas que podem prejudicar as células. Alimentos coloridos como frutas e vegetais estão cheios de antioxidantes. Para obter uma ampla variedade opte por laranjas, pimentos, bróculos, kiwi, morangos, cenouras, melancia, mamão, folhas verdes, couve roxa e beringela. Quanto mais variar na cor dos alimentos mais variedade de nutrientes irá consumir.


Tenha um animal de estimação

Há uma razão para chamá-los de "melhor amigo do homem". Cães e outros animais de estimação não são apenas bons amigos, estes também dão-nos um motivo para exercitar e melhorar a nossa saúde de outras formas. Os donos de animais têm níveis mais baixos de stress e pressão arterial. Os cães podem ajudar a melhorar a resposta imunitária das crianças ao torná-las menos propensas a sofrer alergias.


Faça exercício físico

A prática regular de exercício físico moderado é uma forma simples de melhorar o sistema imunitário e diminuir o risco de infecção. Também pode ajudar a aliviar o stress e a diminuir a probabilidade de contrair doenças crónicas. É recomendado que faça 30 minutos de exercício por dia. Estar em casa não significa que tenha de ficar parado, pode optar por fazer exercícios como yoga, pilates, entre outros.


Valorize os laços sociais

Existem vários benefícios em ter relacionamentos com forte ligação e uma boa rede social. Estudos mostraram que as pessoas que se sentem conectadas com os amigos e família têm um sistema imunitário mais forte do que as que se sentem sozinhas. Mesmo estando de quarentena não se isole, pode continuar a manter-se em contacto com os seus amigos e familiares através das tecnologias e redes sociais.


Tenha uma boa noite de sono

É durante o sono que o nosso corpo descansa e recupera e uma rotina de sono adequada é essencial para o sistema imunitário. Dormir pouco continuamente pode levar à supressão do sistema imunitário. Deve dormir entre 7 e 9 h por noite e evitar consumir cafeína após as 15h de forma a adormecer sem dificuldade e a ter um sono profundo reparador.


Evite o consumo de álcool

O álcool desempenha um papel importante na forma como socializamos e comemoramos, no entanto pode enfraquecer as defesas e fazer com que fique doente com mais frequência. O ideal é reduzir ao máximo o seu consumo e dar preferência à ingestão de água que é a bebida essencial ao bom funcionamento do nosso corpo.


Lave bem as mãos

Lavar as mãos é uma boa prática de higiene que minimiza o risco de contacto com agentes infecciosos. Use água e sabão e lave as mãos por pelo menos 20 segundos. Se não tiver acesso a água e sabão, use um desinfetante à base de álcool, a menos que esteja com as mãos visivelmente sujas.



bottom of page