Como se preparar mentalmente para um tratamento de obesidade?

Antes de iniciar um processo de emagrecimento é importante refletir e estar mentalmente preparado para todas as mudanças que irão ocorrer no seu estilo de vida. Se está numa fase mais instável da sua vida poderá não ser o momento certo para iniciar este tipo de tratamento pois é necessário muita motivação, dedicação e consistência.


Confira algumas dicas a adotar antes de iniciar o processo de emagrecimento.


Ter uma atitude positiva

Perder peso pode ser fisicamente e mentalmente desafiante, como tal a atitude certa é essencial para o sucesso do tratamento. A adoção de uma atitude positiva ajuda a mantermo-nos focados nos nossos objetivos e a não desmotivar perante as adversidades. É importante encarar as mudanças no estilo de vida com abertura e pragmatismo pois a médio e longo prazo irão dar-nos os resultados que tanto ambicionamos. Os nossos pensamentos influenciam as nossas ações e humor, portanto manter um pensamento positivo e acreditar que somos capazes é meio caminho andado para consegui-lo.


Ter expectativas realistas


Quando se tem excesso de peso é natural que se queira perder o máximo de peso e o mais rapidamente possível, contudo a sua expectativa deve ser ajustada ao seu peso inicial, as condições de saúde, a idade e o tipo e a duração do tratamento. Deve conversar com o seu médico e nutricionista sobre qual poderá ser a expectativa mais realista da perda de peso durante o tratamento. Ao longo do tratamento as metas de perda de peso poderão ser reavaliadas e reajustadas consoante os resultados obtidos.


Ter apoio

Tudo fica mais fácil quando temos o apoio e incentivo da família ou amigos e isso inclui também iniciar um novo estilo de vida para emagrecer. Encontre um amigo, companheiro ou familiar que o possa acompanhar de forma contínua e que o ajude a motivar-se. Os estudos demonstram que as pessoas que têm mais apoio social, seja pessoalmente ou através da internet e redes sociais, apresentam melhores resultados na perda de peso.


Ter consistência


Num processo de emagrecimento é muito importante seguir as recomendações dadas pela equipa médica e ter consistência na adoção dos novos hábitos alimentares. Os seus resultados irão depender fortemente da sua motivação e persistência e não se deve enganar a si mesmo ao pensar que se fizer metade do que é suposto que irá ter os mesmos resultados, pois não vai e irá resultar em frustração e desmotivação. Com a ajuda da nutricionista irá estabelecer planos e estratégias de forma a conseguir introduzir os novos hábitos alimentares no seu dia-a-dia.


Não pensar que a mudança é temporária

A adoção de uma dieta saudável não deve ser vista apenas como um meio para atingir os seus objetivos, mas sim como parte integrante de um estilo de vida equilibrado que deve manter ao longo da sua vida de forma a ser saudável, manter o peso perdido e prevenir doenças. Retomar aos maus hábitos anteriores irá comprometer todo o esforço e resultados do tratamento. Cuidar do seu corpo através de uma boa noite de sono, exercício físico e alimentação saudável é uma forma de amor e respeito para consigo mesmo.


Não comparar os seus resultados com os outros


Utilizar a dedicação e compromisso de outras pessoas como fonte de motivação pode ser positivo, contudo existe uma linha ténue entre a inspiração e a comparação.

Comparar-se constantemente com os outros pode prejudicar o seu progresso e criar ansiedade e frustração. Todas as pessoas são diferentes, como tal os resultados podem surgir a um ritmo diferente e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra.

A única pessoa com quem se deve comparar é com a pessoa que era ontem. A comparação pode ser uma forma de distração, foque a sua atenção e energia em si e nos aspetos que considera que pode melhorar.



#gastroclinic #obesidade #perderpeso #nutricao #gastroenterologia #mindfulness #estilodevida #saude #bemestar

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Cinzento G + Ícone
  • Cinza ícone do YouTube