Dicas para manter-se bem física e mentalmente durante a quarentena



É normal querer manter-se informado o tempo todo. No entanto, isso poderá levá-lo a um estado de alerta e ansiedade constante, tanto a si como aos mais novos.


Devido à pandemia do COVID-19, inúmeras pessoas encontram-se em isolamento social e uma das principais questões é: como lidar com a situação sem se render à ansiedade, tédio e toda uma série de emoções negativas?


Confira as seguintes dicas para ajudá-lo a manter-se bem física e mentalmente.


Cuide-se

É importante continuar a fazer as coisas que o mantém saudável, nomeadamente comer bem, descansar o suficiente e exercitar o corpo. Ouvir e dar resposta às necessidades pessoais é crucial para todos, mas principalmente para quem cuida de outras pessoas.


Ficar sentado o dia inteiro deve ser evitado, pois não é uma boa forma de aliviar a tensão física e o sofrimento emocional. Tente manter-se ocupado e ativo durante o dia.


Conecte-se com os outros


Apesar de ser obrigado a permanecer em casa, deve tentar limitar o isolamento social. Dê uso às redes sociais para se conectar com os outros.


A ansiedade é exacerbada em condições de incerteza. Falar sobre o que podemos fazer dentro das restrições da situação ajudá-lo-á a sentir-se em controlo.


Tente relaxar

Tente fazer atividades que a relaxem, como ler um livro, trabalhos manuais ou artesanato, beber chá ou levantar-se e movimentar-se, por exemplo. Aproveite o tempo em casa para começar a fazer meditação ou ioga, visto que não pode sair de casa para se exercitar.


É importante que tente fazer algo para contrastar com a ansiedade, relaxar e interromper o ciclo preocupante. Sabemos que a preocupação contínua sem tomar medidas aumenta o nível de angústia.


Limite o tempo à frente dos ecrãs

Seja a assistir a fazer uma maratona de filmes e séries ou a verificar constantemente as últimas notícias, a tentação de passar muito tempo à frente dos ecrãs é muito elevada, mas estas atividades devem ser limitadas, pois este comportamento não ajuda a diminuir o nível de stress.


Assistir televisão pode ser uma boa maneira de passar o tempo, mas deve encontrar o equilíbrio certo entre fazer algo de que gostam e atividades que realmente o beneficie.


Divirta-se com os mais novos

Para os que estão em casa com crianças, é especialmente importante reconhecer que estas ajudam a melhorar o humor.


Para lidar com situações de tédio, organize brincadeiras e jogos com elas. Isto fará com que esteja mais ativo, afastando a ansiedade e o stress de estar tanto tempo fechado em casa.


Mantenha-se fisicamente ativo

É possível manter-se fisicamente ativo sem sair de casa. Existem vários exercícios que pode fazer utilizando apenas o peso corporal, como flexões, agachamentos, exercícios abdominais, pranchas, burpees, entre outros.


Para quem não costuma fazer exercício é recomendado que procure orientações de forma a evitar lesões. Existem várias plataformas e vídeos online que oferecem treinos específicos e adaptados a todos.



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