Exercício físico e Saúde Mental

Atualizado: 18 de Abr de 2019


É de conhecimento geral que a prática regular de exercício físico faz bem ao corpo, mas também melhora a saúde mental. A prática regular de exercício pode ter impactos positivos para a depressão, a ansiedade, o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), entre outros. O exercício físico ajuda a aliviar o stress, a melhorar a memória e a qualidade do sono e a aumentar a boa disposição. Não importa a idade ou o nível de preparação física do individuo, pode-se sempre recorrer à prática de exercício como uma ferramenta para se sentir melhor.


Quais são os benefícios do exercício para a saúde mental?

O exercício físico não se trata apenas de capacidade aeróbica e tamanho muscular. A prática de exercício pode melhorar a saúde física e o físico, afinar a cintura, melhorar a vida sexual e, até mesmo, aumentar anos de vida.

A maioria das pessoas que se exercita regularmente tende a fazê-lo porque aumenta a sensação de bem estar. Estas sentem-se mais energéticas durante o dia, dormem melhor à noite, têm a memória mais desenvolvida e sentem-se mais relaxadas e positivas em relação a si mesmas e à vida.


O exercício e a depressão

Estudos demonstram que a prática de exercício pode tratar a depressão leve a moderada de forma tão eficaz como a medicação antidepressiva, mas sem os efeitos secundários associados.

O exercício provoca várias mudanças no cérebro, tais como o crescimento nervoso, a redução da inflamação e a libertação de endorfinas, substâncias químicas que promovem a sensação de calma e bem estar. O exercício pode também servir como entretenimento para distraí-lo do ciclo de pensamentos negativos que alimentam a depressão.


O exercício e a ansiedade

O exercício alivia a tensão e o stress, aumenta a energia física e mental e o bem estar através da liberação de endorfinas.

Enquanto se exercita, foque-se no seu corpo e em como se sente. Este momento de atenção irá ajudá-lo a melhorar a condição física, bem como a interromper o fluxo de preocupações que passam pela cabeça.


O exercício e o stress