O sleeve endoscópico, ou Método Apollo, é um método eficaz para perda de peso em indivíduos com obesidade grau I e II.
Na nossa experiência observámos, após 3 a 6 meses da realização do sleeve endoscópico ou método Apollo, uma perda média de 15 a 22% do peso corporal total e de 50 a 80% do excesso de peso. Esta perda de peso tem um impacto muito importante na qualidade de vida e saúde. Vemos com frequência problemas de apneia do sono, diabetes e hipertensão arterial melhorarem substancialmente logo ao fim de 3 meses de tratamento. A auto-estima dos nossos pacientes também melhora com a perda de peso.
Observámos ainda que a perda de peso ao fim de 3 meses com o método Apollo (Endo-sleeve) se correlacionou com a perda de peso ao fim de 1 ano - que variou entre 20 a 30% do peso corporal total (isto é, Uma perda total entre 20 a 30kg num indivíduo com um peso inicial de 100kg).
A perda de peso rápida é melhor ou pior?
Esta é uma questão que suscita alguma controvérsia.
Estudos realizados em pessoas que iniciam programas nutricionais para perda de peso mostram que aqueles que perdem peso mais rápido nos primeiros 6 meses, têm maior probabilidade (até 5 vezes mais) de perder mais peso ao fim de 18 meses.
Outro estudo realizado em pacientes que efetuaram o sleeve endoscópico (método Apollo) mostrou que a maior perda de peso aos 6 meses se correlacionou positivamente com um melhor resultado ao fim de 24 meses de tratamento.
Por outro lado, a perda de peso, desde que devidamente monitorizada por uma equipa especializada em tratamentos de obesidade é segura. O ritmo de perda de peso vai depender da adesão do paciente a hábitos alimentares mais saudáveis e que promovem a perda de peso.
Em conclusão, parece-nos que com base na evidência clinica e na nossa experiência, a perda de peso nos primeiros 3 meses de tratamento é um importante indicador do sucesso do tratamento.
Comentários