Razões pelas quais está a engordar

Atualizado: 20 de Fev de 2019


Faz uma alimentação saudável, segue à risca a sua dieta e bebe muita água, mas continua a ganhar peso e não sabe porquê?

Embora esteja a fazer todos os esforços para manter o plano de treino e a alimentação correta para alcançar o objetivo de ter uma barriga lisa, existem vários fatores que impedem os resultados dos seus esforços.


Confira as principais causas e algumas dicas para cada situação:


1. Sofre de Hipotiroidismo

A tiroide, glândula situada no pescoço, regula várias funções corporais como o metabolismo. Por vezes, a tiroide pode ficar sub ativa e originar o hipotiroidismo. Esta condição faz com que ganhe peso e, geralmente, quando é detetado já se encontra num estado de inflamação muito elevado, sendo mais difícil perder peso.

Dica: Consulte um médico para avaliar se a causa provém da tiroide ou de outro problema.


2. Ingere em Excesso Alimentos Saudáveis

Quando a perda de peso é o seu objetivo, o tamanho das porções é tão importante quanto uma alimentação saudável. Neste caso poderá estar a ganhar peso por estar a ingerir em excesso alimentos demasiado nutritivos, tais como o abacate, a aveia, a quinoa, o chocolate negro e frutos secos.

Dica: Quando estiver a preparar uma refeição lembre-se de monitorizar as quantidades. Por exemplo, quando comer frutos secos, não o faça diretamente do pacote.

3. Está Desidratado

A água, para além de nos ajudar a regular a temperatura corporal, dá-nos a sensação de saciedade. Muitas vezes, as pessoas confundem fome com sede e por estar desidratado poderá fazer com que ingira mais calorias do que as necessárias, levando ao aumento de peso. Além disso, a desidratação provoca a retenção de líquidos no corpo.