Razões pelas quais não consegue controlar o desejo por açúcar

Atualizado: 20 de Fev de 2019

Há dias em que simplesmente não consegue resistir ao desejo por guloseimas. Pode parecer que as suas escolhas impulsivas são arbitrárias, mas se prestar atenção pode reparar que existe um padrão claro dos dias em que não consegue controlar o desejo. De acordo com alguns estudos, o autocontrolo falha sempre após uma noite mal dormida. Porquê? Stress.

Num estudo publicado pelo Personality and Social Psychology Bulletin, pediu-se a uma amostra de 211 universitários completasse um questionário diário durante 30 dias. Nesse questionário constavam perguntas sobre as horas dormidas na noite anterior, o consumo de álcool e as atividades e os eventos que tiveram durante o dia (como por exemplo, se tinham tido algum conflito ou situação de stress). Analisou-se também a dificuldade dos participantes em relação ao autocontrolo através das opções “concordo” ou “não concordo” às afirmações “sinto-me desconcentrado”, “sinto-me cansado mentalmente” e “estou a ter dificuldade em controlar os meus impulsos”.

Este estudo demostra que dormir menos horas do que o habitual causa maiores dificuldades de autocontrolo, pois poucas horas de sono levam a que se tenha um dia mais stressante e, consequentemente, diminui a noção de controlo para os impulsos, ou seja, para além de ter tido insónias, que diminuem a força de vontade, acresce ainda a falta de autocontrolo causada pela exaustão, o que o leva a fazer más escolhas.

Ter consciência da relação entre o sono, o stress e o controlo é o suficiente para que perceba quais são os obstáculos do autocontrolo. No entanto, a melhor forma de evitar completamente os impulsos é dormir a quantidade certa de horas, que segundo as estimativas do Centers for Disease Control and Prevention são de pelo menos sete horas diárias.

Se está a fazer dieta e a tentar resistir à tentação de doces, ter a certeza de que anda a dormir o suficiente pode ser uma maneira de reduzir o stress e aumentar a probabilidade de resistir a esses impulsos.

Se estiver a ter problemas de sono existem várias dicas que pode seguir, tais como desligar qualquer fonte de luz azul (o telemóvel, o tablet ou o computador) uma hora antes de dormir, manter o ambiente do quarto entre os 17ºC a 26ºC e evitar bebidas que contêm cafeína após o meio dia. Aos poucos vai sentir que o controlo sobre os impulsos volta a funcionar.



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