top of page

Revisão de Cirurgia Bariátrica por Endoscopia

O reganho de peso ou a perda insuficiente de peso (perda de <50% do excesso de peso) pode ocorrer em 15 a 40% dos pacientes submetidos a uma gastrectomia vertical (sleeve gástrico por laparoscopia). Muitas das vezes, a causa do reganho de peso ou perda insuficiente de peso está relacionada com a dilatação do sleeve associada à ingestão de maior quantidade de alimentos. Uma cirurgia de revisão é um procedimento complexo e com maiores riscos de complicações graves.


As novas técnicas de sutura endoscópica por via oral têm demonstrado resultados comparáveis às cirurgias convencionais por laparoscopia. Um estudo multicêntrico recente mostrou uma perda de peso média de 15% do peso corporal ao fim de 12 meses. Através destas técnicas foi possível reduzir o estômago dilatado de forma minimamente invasiva (através de endoscopia).

Em conclusão, as técnicas de cirurgia por via endoscópica foram eficazes, seguras e apresentaram um pós-operatório mais rápido (<24h) em pacientes que ganharam peso após cirurgia bariátrica, evitando uma nova cirurgia convencional de revisão.

Na Gastroclinic, somos especializados em cirurgia por via endoscópica tanto para tratamento primário de obesidade como para revisão de cirurgia bariátrica. Para uma avaliação do seu caso contacte-nos.

bottom of page