top of page

Tratamentos de Obesidade: Como preparar uma consulta de avaliação?

Atualizado: 28 de jul. de 2020



Leia o máximo de informação sobre o procedimento


Deve ler o máximo de informação fidedigna que conseguir. Pode também ver vídeos dos procedimentos para ter uma ideia mais visual do processo. Leia testemunhos, mas tenha sempre algum sentido crítico quando os encontra blogs, pois muitas vezes o que se lê pode não corresponder à realidade e o ideal é questionar o seu médico durante a consulta sobre as estatísticas e a experiência dele.


Reflita se é o momento certo na sua vida para esta mudança


Iniciar um tratamento de emagrecimento e perda de peso requer muita motivação e alterações no seu estilo de vida. Para tal é importante estar numa fase da sua vida que seja possível fazer estas modificações e ter o estado mental certo. Este é um ponto chave para o sucesso dos seus resultados.


Marque uma consulta de avaliação com o médico que irá realizar o procedimento


A consulta de avaliação de qualquer tratamento de obesidade deve ser sempre realizada pelo próprio médico. É muito importante conhecer o médico que irá realizar o procedimento, pois é o início de uma relação terapêutica que se deve centrar na confiança entre o paciente e o médico. Escolha um médico que esteja disponível para si em caso de emergência.


Leve consigo os exames e análises mais recentes que tenha


Se tiver realizado algum exame ou análises mais recentemente ou se tiver história clínica de alguma doença, leve consigo para a consulta de avaliação toda a informação que ache que possa ser útil ao médico. Quanto mais informação sobre si o médico dispuser, mais facilmente será decidir qual o método de tratamento de obesidade mais adequado para si.


Faça uma lista de questões que quer colocar ao médico


É muito importante levar já consigo as suas dúvidas e questões, pois muitas vezes no momento pode-se esquecer e acabar por sair da consulta com alguma dúvida. Para evitar que isso aconteça, aponte numa folha de papel ou telemóvel as suas questões. É muito importante que saia completamente esclarecido da consulta.



bottom of page