Doença do Refluxo Gastroesofágico
O que é a Doença do Refluxo Gastroesofágico?
A doença de refluxo gastroesofágico ocorre quando o ácido do estômago flui frequentemente de volta ao tubo que faz a ligação entre a boca e o estômago (esófago). Este refluxo ácido pode irritar o revestimento do esófago.
Muitas pessoas têm refluxo ácido ao longo do tempo. O refluxo gastroesofágico é caracterizado por refluxo ácido leve que ocorre pelo menos duas vezes por semana ou por refluxo ácido moderado a grave que ocorre pelo menos uma vez por semana.
A maioria das pessoas consegue controlar o desconforto do refluxo gastroesofágico através de alterações no estilo de vida e com o auxílio de medicação. No entanto, algumas pessoas com esta condição podem ter que recorrer a medicação mais forte ou cirurgia para aliviar os sintomas.
Quais são os sintomas do Refluxo Gastroesofágico?
Os sinais e sintomas mais comuns do refluxo gastroesofágico incluem:
-
Sensação de ardor no peito (azia), geralmente após a ingestão de alimentos pelo que pode ser pior à noite
-
Dor no peito
-
Dificuldade em engolir
-
Regurgitação de comida ou líquido ácido
-
Sensação de nó na garganta
Quais são as causas do Refluxo Gastroesofásico?
A doença do refluxo gastroesofágico é causada pelo refluxo ácido frequente.
Quando engole, uma faixa muscular ao redor da zona terminal do esófago (esfíncter esofágico inferior) relaxa de modo a permitir a passagem de alimentos e líquidos até ao estômago.
Se o esfíncter relaxar anormalmente ou enfraquecer, o ácido estomacal pode fluir de volta para o esôfago. Esse refluxo constante de ácido irrita o revestimento do esôfago, causando inflamação.
Quais são os fatores de risco que agravam o Refluxo Gastroesofágico?
As condições que podem aumentar os sintomas do refluxo gastroesofágico incluem:
-
Obesidade
-
Hérnia de hiato
-
Gravidez
-
Distúrbios do tecido conjuntivo (esclerodermia)
-
Esvaziamento gástrico lento
Os fatores que podem agravar o refluxo ácido incluem:
-
Fumar
-
Refeições grandes e com muita gordura
-
Beber muitos líquidos à refeição
-
Ingerir álcool ou café
-
Tomar certos medicamentos, como a aspirina
Quais as complicações associadas ao Refluxo Gastroesofágico?
Com o tempo, a inflamação crónica no esófago pode causar:
-
Estreitamento do esófago (estenose esofágica): a presença de ácido frequente no esogafo pode levar à a formação de tecido cicatrizado e estreitamento que pode restringir a passagem dos alimentos e causando problemas na deglutição.
-
Úlcera no esófago: O ácido do estômago pode desgastar o tecido do esófago, causando uma ferida aberta. Uma úlcera esofágica pode sangrar, causar dor e dificultar a deglutição.
-
Alterações pré-cancerosas no esófago (esófago de Barrett): Danos causados pelo ácido podem originar alterações no tecido que reveste a parte inferior do esófago. Essas alterações estão associadas a um aumento do risco de cancro no esófago.
Qual é o tratamento para o Refluxo Gastroesofágico?
Para tratar esta condição deve consultar uma equipa multidisciplinar constituída por um médico gastroenterologista que irá avaliar a causa do seu problema e designar qual o melhor tratamento farmacológico e por uma nutricionista que irá estabelecer um plano alimentar adequado para minimizar os sintomas e episódios de refluxo.