Sleeve Endoscópico

Sleeve Endoscópico - Redução de Estômago por Endoscopia

O sleeve endoscópico é um procedimento de redução do estômago realizado por endoscopia (via oral) para o tratamento de obesidade. Existem 2 métodos de redução do estômago por endoscopia: o método Apollo e o método POSE 2.


 

Procedimento

 

O procedimento é realizado em bloco operatório sob anestesia geral e têm a duração em média de 45 a 90 min, com internamento de 24h.

 

A técnica é realizada através de um dispositivo de sutura endoscópica com o apoio de um endoscópio, que através da câmara permite observar o interior do estômago e realizar as suturas. As suturas alteram a forma do estômago, reduzindo 70% do seu volume. Ver video do procedimento.

 

 

 

Sleeve Endoscópico - Redução de Estômago

Esta redução do volume do estômago permite uma redução na quantidade de alimentos ingeridos e consequente saciedade precoce, permitindo assim uma perda de peso.

O tempo de recuperação recomendado após o procedimento é de 3 a 5 dias.


 

Resultados

 

Com o sleeve endoscópico ocorre em média uma perda de 60% do excesso de peso. A quantidade de peso perdido irá depender do peso inicial, sendo expectável uma perda de 20% do peso corporal.

No entanto é muito importante salientar que sem uma mudança dos hábitos alimentares poderá haver uma perda de peso menor ou recuperação ao longo dos anos.

 

Vantagens em Relação à Cirurgia Bariátrica

 

Por ser uma técnica realizada por endoscopia, é minimamente invasiva com menor risco de complicações e apresenta um tempo de recuperação inferior após procedimento.

É um procedimento duradouro contudo pode ser reversível se desejado e apresenta um custo inferior em relação às cirurgias bariátricas.

Num estudo que comparou o sleeve endoscópico com o sleeve cirúrgico, demonstrou resultados semelhantes em pacientes com um IMC de 35-40, sendo uma boa alternativa à cirurgia bariátrica com menos riscos e custos.

 

Mudança de Hábitos Alimentares

 

O sleeve endoscópico, assim como qualquer tipo de tratamento bariátrico de perda de peso, exige um compromisso com um estilo de vida mais saudável.

Após o procedimento é essencial um acompanhamento contínuo de uma nutricionista para que ocorra uma reeducação alimentar de forma a garantir o sucesso a longo prazo do sleeve endoscópico.


 

Candidatos

 

Para avaliar a possível realização do sleeve endoscópico é necessária uma consulta de avaliação para analisar se o procedimento é ou não recomendado para si.

 

O procedimento pode ser realizado em pessoas cujo Índice de Massa Corporal (IMC) seja superior a 30 que não tenham tido sucesso em perder e manter o peso com outros métodos.

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Cinzento G + Ícone
  • Cinza ícone do YouTube