Exame Colonoscopia

A Gastroclinic é pioneira em Portugal na utilização de equipamentos de UltraHD, multiLED e que permitem uma qualidade de imagem avançada para o diagnostico mais preciso e precoce.

Para maior conforto do paciente na Gastroclinic todos os exames podem ser realizados sob anestesia.

Este exame permitirá ao Médico observar o seu intestino grosso e, se necessário, a porção final do intestino delgado. 

Este exame tem um papel muito importante no diagnóstico de lesões precursoras do cancro (pólipos) e seu tratamento (polipectomia endoscópica).

 

Este exame está indicado a partir dos 50 anos, ou mais cedo se houver história familiar de cancro colo-rectal. Sempre que for detectada alguma lesão poderão ser efectuadas técnicas que permitem a melhor caracterização:

Antes do Exame

Para que a observação seja conclusiva e minuciosa é necessário que o seu intestino esteja limpo. Para esse efeito terá de ingerir um liquido com efeito laxante. Na avaliação pré-exame iremos recomendar-lhe a preparação que mais se adequar ao seu caso.

Antes do exame, será agendada uma avaliação do seu historial médico, análises e outros exames na Gastroclinic.

 

Esta visita é importante para lhe podermos esclarecer dúvidas relativamente à preparação para limpeza do intestino e sobre o exame em si. Ser-lhe-á entregue informação escrita sobre a preparação para o exame e consentimento informado.​

No dia do Exame

No dia do exame será recebido por um enfermeiro na Gastroclinic que lhe explicará os procedimentos. Ser-lhe-á dado um vestuário apropriado para o procedimento e seguidamente preparado para o exame.


Antes do exame iniciar o Médico conversará consigo e, então, será monitorizado para que possa ser administrada anestesia endovenosa por Anestesista e iniciar o exame.


Em média um exame de diagnóstico demorará 20-25 minutos e um pouco mais se for necessária terapêutica endoscópica.

Depois do Exames

Ficará em observação durante 30-60 minutos e então ser-lhe-á servida uma refeição ligeira. De seguida, o Médico gastroenterologista irá explicar-lhe os resultados do exame e agendar consulta se necessário.


Uma vez que lhe foi administrado um medicamento anestésico para o exame não deverá conduzir ou operar outras máquinas nem ingerir bebidas alcoólicas no dia do exame.


Após alta poderá comer e beber e retomar a sua medicação habitual (salvo indicação médica contrária). No dia seguinte poderá retomar a sua actividade normal.

Gastroenterologia - Nutrição - Tratamentos de Obesidade - Balão Intragástrico

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Cinzento G + Ícone
  • Cinza ícone do YouTube