Alimentos para um cabelo saudável

Atualizado: 20 de Fev de 2019

Um cabelo bonito e brilhante requer mais do que um bom champô e condicionador. Ter um cabelo saudável envolve fazer uma dieta equilibrada e rica em certos nutrientes essenciais, tais como proteínas, ácidos gordos ómega-3, ferro, zinco, cálcio, biotina e vitaminas A, C, E e D.


Confira os alimentos que têm benefícios associados para ter um cabelo saudável:


1. Peixes gordos


O salmão e o atum são ricos em proteínas, ácidos gordos ómega-3 e vitamina D, mas, embora sejam ricos em gorduras ómega-3, estes não contêm gorduras totais ou calorias. Coma salmão ou atum numa salada fresca, por exemplo, ou aprecie-os num sushi. Conservas de salmão e atum também podem ser adicionadas em várias receitas. Arenque, sardinha e truta são, também, ricos em ómega-3.


2. Legumes de folha verde


Os Espinafres, as acelgas e as couves são ótimas fontes de vitamina A, ferro, cálcio e vitamina C. Estes também têm poucas calorias e ajudam a manter a linha. Use verduras cruas como base para as saladas ou refogue-as com um pouco de azeite e alho.


3. Frutos secos


Os frutos secos, como as amêndoas, a noz-pecã e as nozes são ricas em proteínas vegetais, biotina, minerais e vitamina E. As nozes também são uma boa fonte de ácidos gordos ómega-3. Coma nozes cruas como lanche ou cubra as suas saladas com nozes torradas. Polvilhe algumas amêndoas por cima de feijões ou outros vegetais cozidos.


4. Batata doce e inhame