Alimentos para um cabelo saudável

Atualizado: 20 de Fev de 2019

Um cabelo bonito e brilhante requer mais do que um bom champô e condicionador. Ter um cabelo saudável envolve fazer uma dieta equilibrada e rica em certos nutrientes essenciais, tais como proteínas, ácidos gordos ómega-3, ferro, zinco, cálcio, biotina e vitaminas A, C, E e D.


Confira os alimentos que têm benefícios associados para ter um cabelo saudável:


1. Peixes gordos


O salmão e o atum são ricos em proteínas, ácidos gordos ómega-3 e vitamina D, mas, embora sejam ricos em gorduras ómega-3, estes não contêm gorduras totais ou calorias. Coma salmão ou atum numa salada fresca, por exemplo, ou aprecie-os num sushi. Conservas de salmão e atum também podem ser adicionadas em várias receitas. Arenque, sardinha e truta são, também, ricos em ómega-3.


2. Legumes de folha verde


Os Espinafres, as acelgas e as couves são ótimas fontes de vitamina A, ferro, cálcio e vitamina C. Estes também têm poucas calorias e ajudam a manter a linha. Use verduras cruas como base para as saladas ou refogue-as com um pouco de azeite e alho.


3. Frutos secos


Os frutos secos, como as amêndoas, a noz-pecã e as nozes são ricas em proteínas vegetais, biotina, minerais e vitamina E. As nozes também são uma boa fonte de ácidos gordos ómega-3. Coma nozes cruas como lanche ou cubra as suas saladas com nozes torradas. Polvilhe algumas amêndoas por cima de feijões ou outros vegetais cozidos.


4. Batata doce e inhame


A batata doce e o inhame são ricos em vitamina A, vitamina C, ferro e cálcio. Sirva as batatas doces ou o inhame como puré ou coza as batatas doces e cubra-as com uma pequena quantidade de melaço para aumentar a quantidade de cálcio.


5. Ovos


Os ovos são uma excelente fonte de proteína e biotina, vitaminas A e E, ferro e cálcio. Os ovos provenientes de galinhas alimentadas num regime de dieta especial também são uma boa fonte de ácidos gordos ómega-3.


6. Leguminosas


Os feijões, as lentilhas e a soja são ricos em proteínas, zinco, ferro e biotina. O feijão cozido pode ser usado como cobertura para as batatas brancas ou doces ou então opte por uma sopa de lentilhas com uma salada fresca.


7. Ostras


As ostras são extremamente ricas em zinco, para além de serem uma fonte de proteína. Coma as ostras cruas com umas gotas de limão ou faça um ensopado de ostras.


8. Pimento vermelho


O pimento vermelho é rico em vitaminas A e C e tem poucas calorias. Pode adicioná-lo às saladas cortados em tiras ou acompanhá-lo assados com outros vegetais ou até introduzi-lo num refogado, por exemplo.


9. Carnes magras


A carne bovina, por exemplo, é uma excelente fonte de proteína e zinco. No entanto pode ser rica em gorduras e calorias, por isso opte por cortes mais magros como um filé mignon. A carne proveniente de animais alimentados com relva tem um índice mais elevado de ácidos gordos.



#gastroclinic #nutricao #alimentacaosaudavel #omega3 #vitaminaA #vitaminaC #vitaminaD #vitaminaE #biotina #zinco #ferro #calcio #cabelosaudavel


  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Cinzento G + Ícone
  • Cinza ícone do YouTube