Dicas para melhorar a saúde cardiovascular

Atualizado: 20 de Fev de 2019

A saúde cardiovascular envolve o bom funcionamento do coração e do sistema circulatório. A doença cardiovascular é uma das condições com maior taxa de mortalidade, sendo por isso de extrema importância ter em mente o que pode fazer para manter ou melhorar a sua saúde cardiovascular.


Confira algumas mudanças de estilo de vida, que podem melhorar a sua saúde cardiovascular:


Exercite-se regularmente

Praticar exercício físico regularmente ajuda a impulsionar a circulação, diminui a pressão sanguínea e o mau colesterol (LDL), aumenta o bom colesterol (HDL) e melhora a sensibilidade à insulina. Apenas 30min. de exercícios aeróbicos, 3-4 dias por semana, podem ajudar a melhorar a saúde cardiovascular e a mantê-la. Se ainda não tem um estilo de vida fisicamente ativo, comece com atividades de baixo impacto, como caminhadas, corrida, natação, ciclismo ou yoga.


Faça uma dieta saudável

Uma dieta saudável para o coração deve incluir o consumo de grãos integrais (aveia, arroz integral, quinoa), frutas, vegetais em abundância, peixe, oleaginosas (nozes, amêndoas) e como gordura o azeite. Limite o consumo de todo tipo de bebidas açucaradas e alimentos processados, como os bolos, bolachas e pão branco. Uma regra de ouro é utilizar o mínimo de alimentos processados embalados.


Controle os níveis de stress e durma pelo menos 7h por noite

Existe uma relação entre o stress e as doenças cardíacas. O stress pode causar perda de sono, dores de cabeça e esgotamento físico. O stress crónico pode acelerar o batimento cardíaco, podendo agravar outros fatores de risco para problemas cardíacos que possam já estar presentes. Diminua o seu nível de stress através da prática de atividade física, exercícios de respiração ou dormindo mais horas.


Pare de fumar e reduza o consumo de álcool

Beber ocasionalmente não faz mal, mas beber mais de 3 bebidas alcoólicas por dia pode aumentar a pressão arterial. A nicotina, uma substância química presente nos cigarros, contrai os vasos sanguíneos, dificultando o fluxo sanguíneo e elevando a pressão sanguínea. Eliminar esses maus hábitos ajudará a melhorar significativamente a sua saúde cardiovascular.


Visite o seu médico regularmente

Faça check-ups regulares para monitorizar o seu sistema cardiovascular e cardíaco, incluindo a pressão arterial, colesterol e glicemia.


Pode parecer difícil, mas pequenas mudanças a longo prazo irão ajudá-lo a viver de forma mais saudável. Confira algumas dicas para começar a fazer mudanças no seu estilo de vida:

  • Comece pela mudança mais fácil para si.

  • Faça dessas mudanças a sua rotina, colocando-as na agenda diária ou semanal.

  • Repita o processo até incorporar as mudanças necessárias no seu estilo de vida.


Se precisar de ajuda para iniciar estas mudanças no estilo de vida: pode juntar-se a um grupo de apoio ou juntar-se a um amigo que tenha os mesmos objetivos, tornando mais fácil a mudança.

Deve consultar um médico e uma nutricionista para o acompanhar e orientar de acordo com as suas necessidades individuais.



#gastroclinic #gastroenterologia #nutricao #saudecadiorvascular #exerciciofisico #stress #alimentacaosaudavel #estilodevida #dormirbem

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Cinzento G + Ícone
  • Cinza ícone do YouTube