Porque é importante praticar exercício mesmo tendo um peso saudável?


Apesar dos benefícios do exercício físico serem amplamente conhecidos, muitas pessoas consideram apenas a sua prática regular quando têm como objetivo perder peso.


No entanto, segundo um estudo publicado pelo American Journal of Cardiology, uma pessoa com um peso saudável e com um estilo de vida sedentário pode apresentar risco de desenvolver problemas cardiovasculares.


De forma a investigar a correlação entre a saúde cardiovascular e o peso, os investigadores analisaram 5 anos de respostas de milhares de indivíduos com excesso de peso e peso normal, com idades entre 40 e 79 anos, que nunca tinham tido doenças cardíacas.


Nesta amostra analisou-se a quantidade de gordura abdominal, o tamanho da cintura e os níveis de atividade física dos participantes e calculou-se o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.


Neste estudo, observou-se que 30% das pessoas sedentárias com um peso normal tinham quase o mesmo risco de ter um ataque cardíaco ou AVC que as pessoas que tinham excesso de peso.

Os indivíduos sedentários com peso normal apresentaram também níveis mais elevados de gordura visceral, falta de ar quando em esforço e uma circunferência abdominal pouco saudável comparativamente a indivíduos com peso normal que se exercitavam regularmente.

No mesmo estudo, verificou-se que as pessoas com um peso normal que se exercitavam pelo menos 150 minutos por semana, apresentaram um risco de 58% menor de sofrer um ataque cardíaco em comparação com as pessoas que tinham excesso de peso.


Se ainda não pratica exercício físico, estabeleça estratégias e pequenas metas para o começar a fazer. Comece por algo simples e fácil como fazer uma caminhada ou alguns exercícios no conforto da sua casa.



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