top of page

Medicamentos Anti-obesidade: Análogos da GLP-1

O análogo GLP-1, semelhante ao glucagon, é uma classe de medicamentos utilizados no tratamento de diabetes tipo 2 e obesidade.

O semaglutide e liraglutide em dose elevada foram aprovados pela FDA como tratamento farmacológico da obesidade ou pode ser prescrito a pacientes com excesso de peso e comorbidades. A utilização de análogos do GLP-1 foi objeto de estudo com resultados favoráveis de hemoglobina glicada, e perda de peso em pacientes com diabetes melitos tipo 1.


O GLP-1 estimula a secreção de insulina após uma carga oral de glicose por meio do efeito incretina.


Na diabetes tipo 2, este processo pode ser atenuado ou mesmo inexistente. No entanto, a utilização de níveis farmacológicos de GLP-1 pode reativar a excreção de insulina.


Os benefícios desta forma de terapia para tratar a diabetes tipo 2 incluem esvaziamento gástrico mais lento e a inibição da produção de glucagon pelas células alfa pancreáticas se os níveis de açúcar no sangue estiverem altos. Além disso, os análogos do recetor GLP-1 podem diminuir a apoptose das células beta pancreáticas enquanto promovem a sua proliferação.

Análogos GLP-1 e Perda de Peso: Medicamentos anti-obesidade

Esta classe de medicamentos demonstrou também promover uma perda de peso média de 2,9kg em comparação com o placebo, além de reduzir a pressão arterial sistólica e diastólica e o colesterol total.


Em termos de efeitos cardiovasculares, os análogos de GLP-1 podem melhorar a fração de ejeção do ventrículo esquerdo, a contratilidade miocárdica, o fluxo sanguíneo coronário, o débito cardíaco e a função endotelial enquanto reduzem o risco de enfarte ou evento cardiovascular.


Análogos GLP-1: Medicamentos anti-obesidade

Análogos GLP-1:

· Dulaglutide

· Albiglutide

· Liraglutide

· Semaglutide

· Tirpezatide



A utilização destes fármacos deve ser sempre acompanhada pelo médico e por uma equipa multidisciplinar que se foque nas alterações de estilo de vida, como a alimentação, exercício fisico e sono.

bottom of page