A obesidade é resultado da acumulação de gordura e acarreta consequências para o bem estar físico e psicológico das pessoas que sofrem deste problema. O diagnóstico de obesidade é simples e basta calcular o índice de massa corporal (peso / (altura X altura). Considera-se obeso quando o índice de massa corporal é maior que 30. O tratamento da obesidade implica muitas vezes o recurso a procedimentos endoscópicos ou cirúrgicos em conjugação com uma mudança dos hábitos alimentares.
Para os graus menores de obesidade (entre 30 e 40), existem vários métodos realizados através da boca, por endoscopia.
Sleeve Endoscópico
O Sleeve Endoscópico é um método restritivo para perda de peso, o que quer dizer que restringe o volume do estômago. O procedimento é feito através de endoscopia suturando por dentro as paredes do estômago, reduzindo cerca de 50 a 70% o seu tamanho. À semelhança do Sleeve Gástrico (por cirurgia laparoscópica), o estômago fica com o formato de tubo ou manga.
Prós: O Sleeve Endoscópico (método Apollo e método POSE2) é um procedimento menos invasivo que as cirurgias bariátricas convencionais e por isso indicado para quem sofre de obesidade grau I ou II. Em média, permitem uma perda de peso entre 15 a 25% do peso corporal e 50 a 70% do excesso de peso. Por outro lado, um estudo mostrou menos efeitos adversos em relação às cirurgias convencionais e não há necessidade de tomar suplementos (vitaminas) para o resto da vida.
Contras: O Sleeve Endoscópico (método Apollo e método POSE2) é um método mais dispendioso que outros métodos endoscópicos como o balão intragástrico.
Balão Intragástrico
O Balão Intragástrico é um método restritivo para a perda de peso, no qual um balão de silicone é introduzido por endoscopia no estômago. O balão intragástrico ajuda a mudar hábitos alimentares pelo aumento da saciedade precoce e pelo atraso do esvaziamento do estômago após as refeições.
Prós: não é uma cirurgia e não necessita de internamento hospitalar. O balão intragástrico é temporário, sendo que pode permanecer durante 6 ou 12 meses ou ser ajustável dependendo do tipo de balão. Durante esse período, pode perder cerca de 10 a 20% do excesso de peso corporal.
Contras: intolerância ao balão (dor de estômago, náuseas e vómitos persistentes), que embora seja pouco frequente pode implicar a sua remoção prematura.
Assim, qual o melhor método endoscópico devo escolher para perder peso?
O melhor método para perda de peso depende da ponderação de vários factores do seu historial médico e dos seus objetivos e receios. Consulte o médico especialista sobre os prós e contras de cada procedimento para que possa tomar uma decisão de forma livre e esclarecida.
Procure um centro médico especializado em tratamentos de perda de peso por endoscopia. Estudos mostram que as complicações são menos prováveis quando o tratamento para perda de peso é realizado por especialistas em endoscopia bariátrica.
Comments