Motivos pelos quais se sente sempre cansado

Atualizado: 20 de Fev de 2019

Vai cedo para a cama e dorme até o despertador tocar? Dormiu horas a fio e mesmo assim acorda cansado? Segundo o Royal Collegue of Psychiatrists, uma em cada cinco pessoas sente cansaço incomum e uma em cada dez pessoas apresenta sintomas de exaustão.

Quais são os sintomas de exaustão?

A exaustão manifesta-se como um cansaço físico e mental incomum. Sente-se como se estivesse em esforço constante e tudo o que quer fazer é deitar e dormir. Esta condição faz com que tenha mais dificuldade em concentrar-se e causa a sensação de estar sem energia ao longo do dia.

Por outro lado, existem outros sintomas que podem indicar que anda exausto, tais como: estar mais stressado do que o normal, sentir a necessidade de ingerir doces, snacks salgados e refrigerantes, ter insónias, ter os lábios gretados e secos, estar mal humorado, sentir-se preguiçoso, seja para ir ao ginásio ou para sair do sofá.

O que causa a exaustão e o esgotamento físico?

A exaustão, muitas vezes, é descrita como um estado de extremo cansaço físico e mental, em que os mecanismos que fornecem a energia estão em baixo ou a energia está a ser usada pelo sistema imunitário para combater alguma infeção.

A exaustão também gera sintomas de stress causados pela falta de energia para lidar com as tarefas do dia a dia. Pelas capacidades de conciliar diversas tarefas em simultâneo, as mulheres estão mais propensas a ter sintomas de exaustão, pois pelo meio do processo deixam de priorizar a saúde.

A exaustão pode ser resultante de fatores, como o estilo de vida agitado, o stress, a depressão, a fadiga pós-viral, os efeitos secundários de alguma medicação ou até uma possível gravidez. Este cansaço incomum pode também estar relacionado com problemas de saúde, tais como infeções, anemia, diabetes, hipertensão arterial, tiroide ou doenças autoimunes e problemas cardíacos.

Como lidar com os sintomas de exaustão?

Identificar os sinais de exaustão é o primeiro grande passo para impedi-los. No entanto, poderá combater a exaustão com algumas mudanças a nível de dieta e estilo de vida e seguindo estas dicas:

1. Fazer refeições menores e mais regulares

Ou seja, faça mais lanches. Comer a cada 3-4 horas ajuda a reduzir o desejo por açúcar