Relação entre a Obesidade e a Saúde Mental

A obesidade é uma doença multifactorial que raramente se limita isoladamente a fatores genéticos, hábitos alimentares ou a um estilo de vida sedentário. Os nossos comportamentos resultam da forma como pensamos e nos sentimos, como por exemplo: sentimentos de tristeza, ansiedade ou stress podem aumentar a necessidade de ingerir mais alimentos do que o habitual ou alimentos mais ricos em gordura e açúcar. Somos culturalmente programados para procurar conforto e amor nos alimentos. Contudo, esta forma de lidar com os nossos sentimentos pode levar a vários problemas de saúde a longo prazo.

Os estudos demonstram que muitos casos de obesidade podem resultar de problemas mentais como a depressão, ansiedade, stress pós-traumático e compulsão alimentar.


Depressão

Existe uma relação bidirecional entre a obesidade e a depressão, ou seja, a depressão aumenta o risco de obesidade, assim como a obesidade aumenta o risco de depressão. O aumento do apetite e a diminuição da atividade física são sintomas muito comuns da depressão que podem levar ao aumento de peso e consequente obesidade.

As mulheres são particularmente mais vulneráveis ​​do que os homens a este ciclo de obesidade-depressão. Num estudo, a obesidade em mulheres foi associada a um aumento de 37% da depressão. Existe também uma forte correlação entre mulheres com um IMC elevado e pensamentos suicidas mais frequentes.

É relativamente comum as pessoas apresentarem dificuldade em recuperar de eventos repentinos ou emocionalmente desgastantes (por exemplo: perda de um amigo ou familiar, dificuldades no relacionamento, perda do emprego ou enfrentar um problema de saúde grave) e refugiarem-se na comida e terem menor motivação para praticar exercício físico.


Transtorno de Stress Pós-Traumático (PTSD)

Este transtorno desenvolve-se após um evento traumático em que a pessoa seja exposta a uma ameaça de morte, ferimentos graves ou violência sexual. Num estudo recente realizado em pessoas com PTSD mostrou-se a prevalência de obesidade em 60% das mulheres e em 30% dos homens, sendo este transtorno a causa identificada para o desenvolvimento da obesidade. A explicação apontada para a ligação entre a obesidade e o PTSD deve-se à utilização da comida como fonte de prazer para lidar com o trauma, criando assim um ciclo vicioso de recompensa após a ingestão de alimentos e bebidas não saudáveis.


Transtorno de Compulsão Alimentar (Binge Eating)

O transtorno de compulsão alimentar é caracterizado pela ingestão descontrolada de grandes quantidades de comida sem a presença de comportamentos compensatórios (vómitos ou laxantes).

A compulsão alimentar para além de ser um comportamento associado à obesidade é também um sintoma de depressão. Aproximadamente 30% das pessoas que procuram tratamento para a obesidade apresentam critérios de diagnóstico deste transtorno. Um estudo realizado em pessoas com obesidade e compulsão alimentar constatou que 51% também apresentavam histórico de depressão.


Ansiedade e Stress

A ansiedade e o stress a longo prazo podem ter diversas consequências negativas para a saúde, entre estas está o aumento de peso. O stress e a ansiedade constante aumentam o cortisol, a hormona do stress, que aumenta o apetite, resistência à insulina e a tendência a acumular gordura na zona abdominal. É comum nas pessoas que sofrem de ansiedade procurarem relaxar através da comida, tendo uma especial apetência para alimentos ricos em hidratos de carbono e açúcar. A ansiedade e o stress crónico aumentam também o risco de desenvolver depressão.


As pessoas que sofrem de depressão, ansiedade e outros problemas mentais têm mais probabilidade de aumentar de peso e desenvolverem obesidade ao longo dos anos.

Tratamento

Quando a obesidade é acompanhada por algum problema mental é essencial que este problema seja reconhecido como uma potencial causa e abordado no tratamento da obesidade. O tratamento deve ser realizado por uma equipa multidisciplinar e devem ser prescritas alterações no estilo de vida que visem um maior controlo do estado emocional.



#gastroclinic #obesidade #saudemental #diamundialdasaudemental #nutricao #depressao #ptsd #compulsaoalimentar #ansiedade #stress

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Cinzento G + Ícone
  • Cinza ícone do YouTube