Tudo que precisa de saber sobre o Balão Intragástrico

Atualizado: 1 de Fev de 2020


O que é o Balão Intragástrico?

O Balão Intragástrico é um dispositivo médico de silicone que é utilizado como um tratamento endoscópico de obesidade. Ao ocupar uma porção do estômago, o balão diminui a sensação de fome e esvaziamento gástrico e aumenta a saciedade ao comer.


Como é realizado o procedimento?

O balão é colocado vazio no estômago por endoscopia sob anestesia e é enchido com soro fisiológico. É um procedimento simples, rápido, sem cortes, indolor e não necessita internamento, terá alta no próprio dia.


Que tipos de Balão Intragástrico existem?

Existe o Balão Intragástrico de 6 meses e o Balão Intragástrico Ajustável de 12 meses.


Quais as vantagens do Balão Intragástrico Ajustável em comparação com o Balão Intragástrico de 6 meses?

Com o balão de 6 meses, 80% do peso é perdido nos primeiros 3 meses de tratamento, sendo que após esse período a sensação de saciedade vai diminuindo. Com o Balão Intragástrico Ajustável é possível fazer um aumento do volume do balão aos 6 meses, aumentando a saciedade novamente e permitindo continuar com o tratamento por mais 6 meses, ou seja, tem o dobro do tempo para perder peso e adaptar-se aos novos hábitos alimentares.

Em caso de intolerância, com o balão de 6 meses é necessário removê-lo enquanto que com o Balão Intragástrico Ajustável é possível diminuir o seu volume sem correr o risco de interromper o tratamento.


Quanto peso se pode perder?

A perda de peso irá depender de vários fatores como o tipo de balão escolhido, o peso inicial e a motivação para a modificação dos hábitos alimentares. A perda de peso varia entre os 15-30kg, podendo ser mais. Para perdas de peso superiores a 10kg recomendamos o balão ajustável de 12 meses.


O balão Intragástrico é seguro?

Como não é um método cirúrgico, o balão intragástrico é muito seguro, sendo que as complicações são raras e maioritariamente preveníveis com os cuidados recomendados.


O balão Intragástrico é a opção certa para mim?

Se já tentou todo o tipo de dietas e exercício físico e mesmo assim não consegue perder peso pode ser a opção certa para si, contudo é necessário a realização de uma avaliação médica para analisar todo o seu historial e averiguar se não existe alguma contraindicação à colocação. O requisito de colocação do balão intragástrico é um Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior a 27.


Quais as vantagens do Balão Intragástrico em comparação com outros tratamentos de obesidade?