top of page

Tudo que precisa de saber sobre o Balão Intragástrico

Atualizado: 1 de fev. de 2020


O que é o Balão Intragástrico?

O Balão Intragástrico é um dispositivo médico de silicone que é utilizado como um tratamento endoscópico de obesidade. Ao ocupar uma porção do estômago, o balão diminui a sensação de fome e esvaziamento gástrico e aumenta a saciedade ao comer.


Como é realizado o procedimento?

O balão é colocado vazio no estômago por endoscopia sob anestesia e é enchido com soro fisiológico. É um procedimento simples, rápido, sem cortes, indolor e não necessita internamento, terá alta no próprio dia.


Que tipos de Balão Intragástrico existem?

Existe o Balão Intragástrico de 6 meses e o Balão Intragástrico Ajustável de 12 meses.


Quais as vantagens do Balão Intragástrico Ajustável em comparação com o Balão Intragástrico de 6 meses?

Com o balão de 6 meses, 80% do peso é perdido nos primeiros 3 meses de tratamento, sendo que após esse período a sensação de saciedade vai diminuindo. Com o Balão Intragástrico Ajustável é possível fazer um aumento do volume do balão aos 6 meses, aumentando a saciedade novamente e permitindo continuar com o tratamento por mais 6 meses, ou seja, tem o dobro do tempo para perder peso e adaptar-se aos novos hábitos alimentares.

Em caso de intolerância, com o balão de 6 meses é necessário removê-lo enquanto que com o Balão Intragástrico Ajustável é possível diminuir o seu volume sem correr o risco de interromper o tratamento.


Quanto peso se pode perder?

A perda de peso irá depender de vários fatores como o tipo de balão escolhido, o peso inicial e a motivação para a modificação dos hábitos alimentares. A perda de peso varia entre os 15-30kg, podendo ser mais. Para perdas de peso superiores a 10kg recomendamos o balão ajustável de 12 meses.


O balão Intragástrico é seguro?

Como não é um método cirúrgico, o balão intragástrico é muito seguro, sendo que as complicações são raras e maioritariamente preveníveis com os cuidados recomendados.


O balão Intragástrico é a opção certa para mim?

Se já tentou todo o tipo de dietas e exercício físico e mesmo assim não consegue perder peso pode ser a opção certa para si, contudo é necessário a realização de uma avaliação médica para analisar todo o seu historial e averiguar se não existe alguma contraindicação à colocação. O requisito de colocação do balão intragástrico é um Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior a 27.


Quais as vantagens do Balão Intragástrico em comparação com outros tratamentos de obesidade?

É um tratamento mais seguro, totalmente reversível sem qualquer alteração morfológica do estômago, não causa deficiências nutricionais e promove a adoção de hábitos alimentares saudáveis para o resto da sua vida.


Preparação para o procedimento

Para a realização do procedimento é somente necessário 12h de jejum.


Comprometimento com a modificação de hábitos alimentares

Após a colocação do balão irá ter um acompanhamento contínuo com uma nutricionista que o vai ajudar em todas as etapas do tratamento. É essencial o comprometimento com as mudanças nos hábitos alimentares, pois será a única forma de manter os resultados após a remoção do balão.


Como é removido o balão?

Após o período definido de tratamento que pode variar entre os 6 ou 12 meses, o balão é removido vazio através de endoscopia.


Após a remoção do balão volta-se a engordar?

Se mantiver os hábitos alimentares aprendidos durante o tratamento não vai engordar e até pode continuar o processo de emagrecimento. Apenas dependerá da sua motivação para continuar a alimentar-se de forma saudável, que no fim do tratamento já deverá fazer parte da sua rotina.


Quais os motivos para escolher a Gastroclinic?

Somos especializados no tratamento com o Balão Intragástrico, tendo uma vasta experiência com mais de 600 procedimentos realizados sempre pelo Dr. Miguel Afonso e a sua equipa.

Em Portugal, temos exclusividade no tratamento com o Balão Ajustável de 12 meses e atualmente recebemos pacientes de vários países (EUA, Angola, Suíça, Reino Unido, Holanda, Finlândia, Brasil e Espanha).

O segredo dos nossos resultados é o nosso acompanhamento contínuo de gastroenterologia e nutrição que se destaca por ser atento e personalizado, sendo que os seus resultados são a nossa satisfação.



bottom of page