Perguntas Frequentes - Balão Intragástrico 

1.jpg

O que é o Balão Intragástrico?

É um dispositivo médico de silicone que é colocado temporariamente no estômago através do esófago por endoscopia com anestesia. Tem como objetivo a perda de peso através da saciedade precoce e da diminuição da capacidade do estômago para acomodar os alimentos.

Qual é a diferença entre o Balão Intragástrico e o Balão Intragástrico Ajustável?

 

O tratamento com o balão intragástrico mais convencional tem a duração de 6 meses sem a possibilidade de alterar o seu volume. O tratamento com o balão intragástrico ajustável tem a duração de 12 meses com a possibilidade de aumentar ou diminuir o seu tamanho, ou seja é um balão totalmente personalizável. As vantagens principais são ter o dobro do tempo para emagrecer e reeducar os seus hábitos alimentares.

Depois de retirar o balão Intragástrico vou voltar a engordar?

Se mantiver os hábitos alimentares aprendidos durante os 12 meses de tratamento não vai engordar e até pode continuar o processo de emagrecimento. Apenas dependerá da sua motivação para continuar a alimentar-se de forma saudável, que no fim do tratamento já deverá fazer parte da sua rotina.

O meu organismo pode rejeitar o balão Intragástrico?

Rejeitar não, contudo pode haver alguma intolerância nos primeiros dias que faz parte do processo normal de adaptação. Em situações de muita intolerância (raras) pode-se diminuir um pouco o volume balão caso este seja o Balão Intragástrico Ajustável. No caso do balão de 6 meses existe sempre o risco de ter que ser retirado em caso de muita intolerância. 

Depois de colocar o Balão Intragástrico posso praticar exercício físico?

Nos primeiros 15 dias recomenda-se que se evite a prática de exercício físico. Depois gradualmente pode começar por fazer caminhadas e quando já se sentir com vitalidade pode e deve praticar exercício físico.

O balão Intragástrico pode-se esvaziar?

Apesar de ser uma situação muito rara, existe essa possibilidade, contudo caso aconteça é possível detectar. O balão é enchido com soro fisiológico com corante azul e caso este se esvazie irá produzir urina com uma cor esverdeada. Periodicamente o nosso médico gastroenterologista poderá avaliar o volume do balão através de Ecografia.

Posso engravidar durante o tratamento com o balão Intragástrico?

Muitas vezes este tratamento é procurado por pessoas com problemas de fertilidade pelo facto do excesso de peso prejudicar a concepção. Contudo é absolutamente contraindicado engravidar durante o tratamento. 

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Cinzento G + Ícone
  • Cinza ícone do YouTube