Perguntas Frequentes Sleeve Endoscópico

O que é o Sleeve Endoscópico?

O Sleeve Endoscópico é uma técnica realizada por endoscopia que reduz o tamanho do estômago em aproximadamente 50-70%. Após o procedimento, o estômago fica com o formato de manga, semelhante a um sleeve gástrico (gastrectomia de manga cirúrgica).

 

Quais as diferenças entre o Sleeve Endoscópico e o Sleeve Gástrico (gastrectomia de manga cirúrgica)?

A principal diferença é que o Sleeve Endoscópico não requer incisões externas ou cirurgia. É realizado por via oral utilizando um sistema de sutura endoscópica. Isto permite uma recuperação e adaptação mais rápida. Embora o Sleeve Endoscópico reduza o tamanho do estômago num grau semelhante ao do Sleeve Gástrico, este não requer a remoção de nenhuma porção do estômago.

 

Quantas suturas são colocadas no estômago?

Em média são colocadas ao longo da curvatura maior do estômago 4 a 5 suturas com 6-8 pontos cada. O número exato varia de acordo com a dimensão e a forma do estômago.

O que acontece às suturas após a cicatrização?

A cicatrização das suturas demora cerca de 6 semanas. As suturas permanecem na parede do estômago de forma a manter a nova forma do estômago em manga (“sleeve”). Contudo, para manter a durabilidade das suturas e forma do estômago é muito importante seguir as recomendações médicas e nutricionais.

Quais são os efeitos secundários mais comuns?

Os efeitos secundários mais comuns são náusea e dor abdominal. Estes são tratados com medicamentos anti-náusea e analgésicos. Aproximadamente 1/3 dos pacientes irá sentir estes sintomas. Alguns paciente poderão sentir vómitos nos primeiros dias.

Quem pode fazer este procedimento?

Qualquer pessoa que seja obesa e que não tenha atingido a perda de peso desejada através de dieta e exercício. Não há peso específico ou índice de massa corporal (IMC) necessários para o procedimento, embora a maioria dos pacientes tenha um IMC entre 30 e 40. No entanto, o procedimento pode ser realizado em indivíduos com IMC mais elevado que não estejam interessados em tratamentos cirúrgicos.

Quem não pode fazer este procedimento?

A principal contraindicação ao Sleeve Endoscópico é a presença de um problema gástrico, como úlcera gástrica, cancro do estômago ou cirurgia que interfira na capacidade de suturar o estômago. Indivíduos com grandes problemas de saúde ou distúrbios hemorrágicos também têm contraindicação.

Qual é a duração do procedimento?

O procedimento dura aproximadamente 60-90 minutos e é realizado por endoscopia sob anestesia geral.

Quanto tempo de recuperação após o procedimento?

O paciente permanecerá internado 24h e recomenda-se o repouso de 2-3 dias após o procedimento para descansar e recuperar.

Quanto peso se pode perder?

A perda de peso real irá variar com base no peso inicial e o nível de motivação e adesão às recomendações da equipa médica (gastroenterologista e nutricionista). Estudos atuais sugerem uma perda de peso média de 18-25% do peso corporal total e 60 a 70% do excesso de peso. Na nossa experiência 2/3 a 75% da perda de peso ocorre nos primeiros 3 meses sendo cerca de 15 a 22% do peso corporal total.

O procedimento é permanente?

Estudos indicam que a perda de peso após o Sleeve Endoscópico é contínua embora mais acentuada nos primeiros meses. A chave está na alteração dos hábitos alimentares e estilo de vida, sendo que a ingestão de alimentos descontrolada e em excesso possa levar à dilatação das suturas e do estômago e ao aumento de peso e/ou falha do tratamento ao longo do tempo, como acontece com qualquer procedimento de perda de peso. O seguimento rigoroso das indicações médicas e nutricionais é fundamental par obter resultados duradouros.

Pode-se comparar o Sleeve Endoscópico a outras opções de perda de peso endoscópica como o Balão Intragástrico?

O balão intragástrico promove a perda de peso através do espaço ocupado no estômago. Estes são tratamentos de 6-12 meses e são muito úteis para quem precise de ajuda para perder 10-25kg. São particularmente úteis para quem precisa de motivação e orientação para alcançar a perda de peso. É possível manter o peso após a extração o balão, se for dada continuidade a um estilo de vida saudável. O Sleeve Endoscópico é uma solução de perda de peso a longo prazo. Os resultados são comprovadamente mais duráveis do que os balões intragástricos e, portanto, podem ser uma opção melhor para aqueles que tendem a recuperar o peso após a perda de peso.

 

Recomenda-se a marcação de uma consulta de avaliação para decidir qual a opção mais viável para alcançar os seus objetivos.

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Cinzento G + Ícone
  • Cinza ícone do YouTube