top of page

Dicas para melhorar a saúde cardiovascular

Atualizado: 20 de fev. de 2019

A saúde cardiovascular envolve o bom funcionamento do coração e do sistema circulatório. A doença cardiovascular é uma das condições com maior taxa de mortalidade, sendo por isso de extrema importância ter em mente o que pode fazer para manter ou melhorar a sua saúde cardiovascular.


Confira algumas mudanças de estilo de vida, que podem melhorar a sua saúde cardiovascular:


Exercite-se regularmente

Praticar exercício físico regularmente ajuda a impulsionar a circulação, diminui a pressão sanguínea e o mau colesterol (LDL), aumenta o bom colesterol (HDL) e melhora a sensibilidade à insulina. Apenas 30min. de exercícios aeróbicos, 3-4 dias por semana, podem ajudar a melhorar a saúde cardiovascular e a mantê-la. Se ainda não tem um estilo de vida fisicamente ativo, comece com atividades de baixo impacto, como caminhadas, corrida, natação, ciclismo ou yoga.


Faça uma dieta saudável

Alimentação saudável

Uma dieta saudável para o coração deve incluir o consumo de grãos integrais (aveia, arroz integral, quinoa), frutas, vegetais em abundância, peixe, oleaginosas (nozes, amêndoas) e como gordura o azeite. Limite o consumo de todo tipo de bebidas açucaradas e alimentos processados, como os bolos, bolachas e pão branco. Uma regra de ouro é utilizar o mínimo de alimentos processados embalados.


Controle os níveis de stress e durma pelo menos 7h por noite

Existe uma relação entre o stress e as doenças cardíacas. O stress pode causar perda de sono, dores de cabeça e esgotamento físico. O stress crónico pode acelerar o batimento cardíaco, podendo agravar outros fatores de risco para problemas cardíacos que possam já estar presentes. Diminua o seu nível de stress através da prática de atividade física, exercícios de respiração ou dormindo mais horas.


Pare de fumar e reduza o consumo de álcool

Beber ocasionalmente não faz mal, mas beber mais de 3 bebidas alcoólicas por dia pode aumentar a pressão arterial. A nicotina, uma substância química presente nos cigarros, contrai os vasos sanguíneos, dificultando o fluxo sanguíneo e elevando a pressão sanguínea. Eliminar esses maus hábitos ajudará a melhorar significativamente a sua saúde cardiovascular.


Visite o seu médico regularmente

Faça check-ups regulares para monitorizar o seu sistema cardiovascular e cardíaco, incluindo a pressão arterial, colesterol e glicemia.


Pode parecer difícil, mas pequenas mudanças a longo prazo irão ajudá-lo a viver de forma mais saudável. Confira algumas dicas para começar a fazer mudanças no seu estilo de vida:

  • Comece pela mudança mais fácil para si.

  • Faça dessas mudanças a sua rotina, colocando-as na agenda diária ou semanal.

  • Repita o processo até incorporar as mudanças necessárias no seu estilo de vida.


Se precisar de ajuda para iniciar estas mudanças no estilo de vida: pode juntar-se a um grupo de apoio ou juntar-se a um amigo que tenha os mesmos objetivos, tornando mais fácil a mudança.

Deve consultar um médico e uma nutricionista para o acompanhar e orientar de acordo com as suas necessidades individuais.



bottom of page