top of page

Como evitar o ganho de peso em teletrabalho

Algumas pesquisas recentes têm sugerido que o facto de muitas pessoas estarem a trabalhar a partir de casa nos últimos meses tem causado o aumento de peso. Esta situação pode ser contornável através de um bom planeamento da sua lista de compras e refeições, pois as tentações podem ser limitadas apenas aos alimentos que dispõe em casa.


Confira as seguintes dicas para evitar o ganho de peso durante este período:

  • Planeie o almoço e o jantar da mesma forma que planeia o seu dia de trabalho. Não precisa de fazer pratos muito elaborados. As sobras do jantar podem transformar-se num almoço rápido sem trabalho adicional. Fruta e frutos secos são boas opções de lanche, por exemplo.

  • Não compre alimentos que sabe que não consegue resistir. Esta é sem dúvida a forma mais eficaz de evitar que haja descontrolos. Não consegue comer apenas um quadrado de chocolate? É simples! Não tenha chocolate em casa ou qualquer alimento que lhe cause compulsão.

  • Evite trabalhar enquanto almoça, pois pode causar distração e levá-lo a comer em excesso e a diminuir a saciedade. Quando estiver a comer esteja presente no momento e aproveite para saborear bem a refeição.

  • Não trabalhe na cozinha ou perto. Quanto mais perto estiver, mais tentador será passar por lá para petiscar algo. Comprometa-se de que só irá à cozinha quando for hora de preparar alguma refeição ou lanche.

  • Planeie o horário dos lanches e das refeições principais. Assim como planeia o resto do seu dia (levantar, fazer exercícios, tomar banho, etc.), pense em quando é que irá comer. Coma nos mesmos horários em que comeria se estivesse no escritório, por exemplo.

  • Certifique-se de que não se esquece de comer ou que não salta refeições. Conheça os sinais de fome e lembre-se de que se não comer afetará significativamente a sua produtividade. Além disso, fazer várias refeições ao longo do dia evitará que coma em excesso ao jantar.

  • Tenha os ingredientes disponíveis e prepare as refeições com antecedência, se for possível, para que não faça refeições menos saudáveis por falta de tempo ou ideias.

  • Tenha sempre água consigo. Manter-se hidratado irá melhorar a sua produtividade e irá diminuir a vontade de petiscar algo.

bottom of page