Excesso de Gordura e Inflamação

A obesidade é uma doença caracterizada pelo excesso de tecido adiposo ou gordura, que é metabolicamente ativo e uma fonte de inflamação.

Este excesso de gordura vai dar origem ao desencadeamento de uma resposta imunitária por parte de macrófagos e linfócitos que vão produzir substâncias pró-inflamatórias, promovendo assim um estado de inflamação constante.

Esta resposta imunitária ocorre porque existe uma perda da homeostasia do adipócito (celular de gordura) e a inflamação é uma tentativa de recuperação do equilíbrio.

A inflamação crónica de baixo grau causada pelo excesso de tecido adiposo está associada a várias doenças metabólicas e a complicações nos tecidos dos órgãos.

Este estado inflamatório latente do tecido adiposo só é possivel quando existe excesso de circulação de gordura e açúcar, provenientes de uma alimentação excessiva e resultam no crescimento do adipócito e na sua proliferação.

Gordura Visceral

A principal causa do aumento da gordura visceral é a ingestão excessiva de calorias, incluído os hidratos de carbono digeríveis.

O controlo metabólico humano está orientado para que ocorra um armazenamento do excedente calórico sob a forma de triglicerídeos nos adipócitos. Como tal, o consumo excessivo de calorias causa um aumento dos níveis circulantes de insulina após e entre refeições. Sendo que a insulina é uma hormona anabólica, vai inibir a oxidação da gordura e vai promover o armazenamento de gordura nos adipócitos, promovendo assim o aumento de peso.

A atividade anabólica do tecido adiposo visceral em resposta à alimentação excessiva resulta no aumento dos adipócitos e hiperplasia, para acomodar as necessidades aumentadas de armazenamento de energia, ou seja, o excesso de lípidos e glucose do sangue.

Para reverter este estado inflamatório associado à obesidade é necessário que exista um défice calórico associado a uma alimentação saudável com todos os macronutrientes, micronutrientes e fibras necessários.

Estilo de Vida e Inflamação

Para além das estratégias alimentares, é também importante otimizar as estratégias de estilo de vida que diminuam a inflamação, como o exercício fisico, caminhar, dormir com qualidade e banhos frios.

Na Gastroclinic promovemos que os nossos pacientes optimizem todos os seus hábitos de estilo de vida durante os tratamentos, de forma a melhorarem o seu estado de saúde geral e a manterem para o resto da vida sem esforço, por estarem bem enraizados.